Criação de Persona

Por Luan Sousa Rodrigues | 04/08/2021 | 2º Passo do Marketing.

No mercado de marketing e em seu cenário atual, com a concorrência sempre crescente, conhecer seu público é essencial, para isso, é fundamental criar a persona certa para sua marca. A persona é uma das ferramentas que irá integrar um planejamento de marketing de sucesso, se você pular essa etapa, nunca conseguirá chegar ao topo de sua escalada e vai desperdiçar tempo, dinheiro e energia anunciando para o público errado. Um bom marketing é executado, pensado e calculado com especificidade para atingir sua persona, e defini-la corretamente é indispensável. Quando você não tem um perfil claro de quem é seu consumidor, fica muito difícil divulgar de maneira assertiva, por esta razão, vamos te ensinar como construir esta etapa do planejamento.

Uma maneira ideal e bastante simples para conhecer seus consumidores é analisar os questionamentos que eles deixam nas redes sociais da sua marca ou, caso não seja possível encontrar informações suficientes, seja por ter iniciado no mercado há pouco ou por qualquer outro motivo, você pode fazer essa mesma análise observando as redes sociais dos seus concorrentes locais ou nacionais. Ao fazer isso, anote todas as dúvidas, dores e satisfações desses consumidores, eles são pessoas reais que te darão muitas informações necessárias para criação da sua persona.  

Importante frisar que responder da melhor forma e no menor tempo possível aos questionamentos de clientes, em qualquer canal de tração, é fundamental, e você deve focar em trabalhar com os canais em que você consiga responder com agilidade. Se você tiver à sua disposição o facebook, instagram, linkedIn e youtube, conseguirá alimentar todas ao mesmo temp

5 passos para criar a sua persona

Criação de persona - Pesquise

Pesquise sua persona

O primeiro passo para criar uma persona é coletar informações sobre seu público-alvo, e você pode fazer isso tanto on-line quanto conversando com seus clientes. No mundo digital, existem muitas fontes de dados de usuários e você pode começar por algumas específicas:

  • Análise com pesquisas on-line:

Esse método é uma mina de ouro quando se fala em dados de usuários, e você deve tirar o melhor proveito que puder. Um bom exemplo de quantas informações importantes você pode encontrar dessa forma é o kindle. O kindle é um dispositivo de leitura digital, produzido e vendido pela Amazon, em formato de tablet, que permite que os usuários pesquisem e comprem livros em sua biblioteca on-line

Se você souber por quais tipos de livros e conteúdos literários sua persona se interessa, você poderá abrir um desses livros no tablet e ver quais frases e trechos os leitores mais destacam, assim você conhecerá um pouco mais de como essa pessoa pensa e com o que se importa. Também é possível analisar os mesmos livros no site da Amazon e ver os comentários deixados pelos usuários, é muito provável que os perfis de usuário do kindle e do site sejam os mesmos e, com base nesses dados, você pode usufruir das informações vindas das duas fontes.

  • Entrevistas com usuários:

Nada supera falar diretamente com uma pessoa, mas certifique-se de ter a lista com as perguntas certas. Ao conversar diretamente com um usuário, a proximidade é muito importante, quanto mais proximidade você criar, mais fácil será para conseguir informações relevantes para a construção da sua persona e mais fácil será utilizar tais informações para refinar cada vez mais o seu produto.

Perguntas que identifiquem como seu entrevistado costuma passar o tempo, seus hábitos financeiros, como concilia trabalho e lazer são de extrema importância. Ao fazer essas perguntas, você descobre o que se passa na cabeça dos seus clientes e potenciais clientes. Esse é um ponto muito importante, eu costumo dizer, aqui na agência, que para sermos assertivos, precisamos ser “psicólogos” dos clientes dos nossos clientes, assim, conseguiremos acertar em nossa comunicação.

Criação de persona - Imagem de grupos de pequenas peças em formato humano

Segmente seu público

O segundo passo é fazer a distinção entre sua persona e seu público-alvo, embora comumente confundidos entre si, a distinção entre eles é bem significativa. O público-alvo abrange um grande número de pessoas e é constituído com informações generalizadas como “jovens, entre 16 e 22 anos, estudantes, classe B”, em contrapartida, a persona vai bem mais além. 

Com informações profundas, a persona detalha o comportamento e traz informações sobre o que o cliente/prospect gosta de fazer nas horas vagas, quais redes acessa, o que gosta de assistir, o que sente, o que ouve, o que deseja, entre outras diversas especificidades que darão um suporte assertivo na hora de atingi-lo. Esse é um passo que demanda a execução de um trabalho de pesquisa aprofundada e com base em dados sólidos, não é possível criar personas por suposições ou intuições.

O foco da persona

O processo de criação de persona pode ser abrangente e você pode criar mais de uma persona, depende apenas da diversidade do seu público, entretanto, vale mencionar que não se deve exagerar, a criação de muitas personas pode fazer com que você perca o foco das suas estratégias. No que se trata de persona, quanto mais focada ela for, melhor será o resultado final. Ela é o seu cliente ideal, construída pensando na melhor idade, melhor gênero e melhores hábitos do cliente mais propenso a comprar com você.

Ao concluir a coleta de dados e segmentação, continue a criação da sua persona utilizando dados demográficos, eles são autênticos para desenvolver a verdadeira empatia. Aqui você deverá incluir itens como nome, foto, idade, estado civil, emprego, renda, residência, entre outras informações relevantes. 

Nesse passo, é importante definir também o plano de fundo da sua persona, como regra, quanto mais informações for possível reunir, melhor será para a sua construção. Escreva tudo o que você sabe sobre o histórico da personalidade da sua persona, qualquer pequeno detalhe pode levar você a um insight que trará bons resultados. Faça sempre uma análise de cada característica e considere a diferença que ela pode fazer durante o processo.

Um homem e uma mulher expressando dores e desejos

Defina dores e desejos da sua persona

Para conquistar novos clientes e vendê-los algo, o seu produto ou serviço precisa resolver uma dor ou realizar algum sonho do seu potencial consumidor. É comum que o empreendedor ou gestor nem sempre saiba de todas as maneiras com as quais realiza ou poderia realizar essas necessidades de consumo. Não menospreze essa etapa, já vi casos nos quais o gestor, acreditando conhecer tudo sobre o seu cliente, optou por pular essa fase e acabou com resultados desastrosos e campanhas sem sucesso que apenas desperdiçaram dinheiro.

Definir as dores e os desejos é extremamente importante na criação da persona, pois permite que você veja como seus objetivos se alinham com os objetivos de seus clientes. Sem mencionar que, se você puder atender de maneira melhor às necessidades dos seus clientes, maior será a conexão que eles irão formar com a sua empresa.

Exemplo de dor e desejo

Vejamos um exemplo: nosso objetivo é vender uma Mercedes para um executivo de alto padrão, porém ele ainda não deseja o carro e nosso primeiro passo é despertar o seu interesse. Ao estudar a persona, descobrimos que ele se preocupa em passar credibilidade aos que o rodeiam e demonstrar que é um profissional de nível elevado; descobrimos também que ele utiliza o carro para ir ao trabalho diariamente e que gosta de visitar o campo e outros locais que demandam um veículo mais robusto e potente. 

Aqui encontramos o elo em comum: ele ainda não sabe, mas precisa de um carro específico, que supre tudo o que ele deseja, e nós temos esse carro. Sabemos que ele quer passar credibilidade e usar o carro para frequentar terrenos irregulares, ao entender esse cenário, é certo dizer que o carro ideal para nosso executivo é a Mercedes G63: um carro imponente na cidade e robusto para o campo, visto que suporta diversos tipos de terrenos. O que precisamos fazer agora é começar a anunciar esse veículo utilizando uma comunicação dedicada à persona, que o faça não apenas se interessar, mas também desejar e sonhar com o produto. Ao mostrarmos a ele que existe um carro que representa tudo o que ele busca em um veículo, criamos o desejo.

O mesmo exemplo pode ser usado para despertar a dor: o executivo tem um sedan alto padrão que usa para trabalhar, mas sempre que precisa ir ao campo, perde tempo alugando um carro ou precisa ter o custo de possuir vários carros. Nesse exemplo, resolvemos uma dor que o executivo tem e talvez não tenha percebido ainda, sempre que ele precisa de um carro forte, precisa perder tempo para buscar o outro veículo; ao adquirir a Mercedes G63 que temos para vendê-lo, poderá sair direto do trabalho para o campo sem nenhuma complicação.

Comunicação assertiva

Com a nossa persona definida, precisamos nos comunicar de forma assertiva. A linguagem é a caixa de ferramenta mais importante que temos e, dentro dela, existem diversas opções das quais podemos nos utilizar, observe uma delas: a aversão à perda. Você deve estar familiarizado com anúncios dizendo “últimas unidades” ou “oferta por tempo limitado”, essas frases são exemplos de como a aversão à perda é algo muito poderoso que, se bem utilizado, pode trazer bons resultados.

Estudos psicológicos relacionados a esse fenômeno foram feitos em busca da razão dessa ferramenta ser tão eficaz no varejo. Imagine a seguinte situação: um acionista compra uma ação na manhã de segunda-feira, durante o dia essa ação valoriza e ele lucra R$500,00, claramente nosso acionista fica muito feliz. Ao findar da tarde, as ações desvalorizam e a mesma ação volta ao valor original; qual das situações vai mexer mais com o emocional do nosso acionista? Por mais que ele tenha ganho R$500,00 no dia, vai para casa chateado por ter perdido os mesmos R$500,00, mesmo voltando para casa com o exato valor que saiu de manhã; ele se importará muito mais com a perda e ficará emocionalmente abalado por ter perdido.

Outra forma de abordar a aversão à perda é o clássico exemplo entre a escolha de medicamentos: quando um médico informa que o remédio X curou 90% dos pacientes que o tomaram, o paciente se sente confiante e inclinado a aceitar o medicamento. Caso o mesmo médico diga que o mesmo remédio X falhou em 10% dos pacientes nos quais foi administrado, a tendência dos pacientes é recusar o medicamento, por mais que o risco seja exatamente o mesmo. É disso que se trata a aversão à perda e é por isso que os anúncios que utilizam essa estratégia de comunicação são tão eficazes para o público em geral.

Separe as palavras-chave

Após ter a persona do seu negócio definida, é necessário determinar quais palavras-chave você vai utilizar e posicioná-las no local adequado do funil de marketing, criando assim um conteúdo direcionado e eficaz, afinal, o marketing de conteúdo é sobre relacionamento, então é necessário criar uma relação proveitosa e amistosa com o seu cliente. Além de se colocar no lugar de quem você deseja atrair até o seu site, analise também as dores e desejos definidos por você na criação da persona e veja quais são os termos que essas pessoas costumam utilizar para encontrá-los. Leia mais sobre o assunto no artigo Wordmapping.

Mantenha sua persona atualizada

É necessário manter sua persona atualizada e, para construir campanhas relevantes, você precisa estar por dentro de tudo o que é importante para sua persona em tempo real. Para isso, fique de olho em notícias e tendências que influenciam seu público no momento, sem isso, você corre o risco de ter a visão e abordagem obsoletas e desatualizadas do que é relevante para o seu público. Além disso, sem atualização constante, você perde a chance de interagir e engajar com ele no momento ideal para encantá-lo.

Como saber mais sobre sua persona?

Existem muitas formas de se manter atualizado sobre sua persona e que, por vezes, são esquecidas. Confira abaixo como você pode conseguir informações valiosas sem gastar mais por isso:

  • Crie formulários em seu site ou blog e peça que os visitantes o preencham. Nesses formulários, faça perguntas relevantes e estratégicas, buscando conhecer mais esse visitante, como “qual a sua idade” ou “quantas horas por dia você passa on-line”;
  • Crie o mesmo formulário no Google Docs e o envie por e-mail para sua base de clientes;
  • Extraia informações no momento da compra, conversando com seu cliente;
  • Imprima questionários e disponibilize para os clientes, caso tenha loja física;
  • Envie e-mails com perguntas e peça para que seus clientes respondam;
  • Analise os comentários nos vídeos de canais da mesma temática que fazem sucesso no YouTube;
  • Analise as estatísticas dos visitantes do seu site no Google Analytics;
  • Faça entrevistas pessoalmente (se for possível) com alguns dos seus clientes, ou através do telefone e vídeo-chamadas.

Nem sempre será fácil convencer um cliente a responder nossas perguntas, uma boa estratégia é oferecer algo em troca, como um e-book com conteúdo rico, caso ele responda a um formulário em seu site. No caso do YouTube, anote as perguntas que se repetem ou que são mais relevantes para você e para a criação da sua persona. Com um estudo bem feito e real interesse em entender a persona, as campanhas conseguem atingir em cheio o público desejado.

Agora que você já entendeu melhor como definir seu público e criar sua persona, é só colocar as mãos à obra! Mas você não precisa começar sozinho, somos especialistas em produzir campanhas de sucesso completamente voltadas para as personas do seu negócio.

Além disso, um de nossos serviços também é o estudo, análise e criação das suas personas. Como vimos, isso é ideal para vender para o cliente certo e não desperdiçar seus esforços de marketing, tempo e dinheiro.

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Luan Sousa Rodrigues

Especialista em Business School pela FAE. Perito em marketing, publicidade e vendas. Gestor de tráfego graduado pelo Google Partners e Facebook Partners. Analista de dados. Analista de comportamento humano e consumo.

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