MArketing 360

Por Luan Sousa Rodrigues | 04/08/2021 | 4º Passo do Marketing.

Pronto para um confronto direto entre um cartão de visita e uma publicação no Instagram? Por mais que pareça que os dois se enfrentam o tempo todo, te garanto que esse confronto não existe, nosso mercado é multicanal e não há necessidade de coroar apenas um vencedor na batalha, visto que 51% das empresas do mundo usam, pelo menos, oito canais para interagir com seu público e clientes. Enquanto o marketing digital cresce e desfruta de uma parcela maior do orçamento, os canais de marketing tradicionais persistem para todos os tipos de negócios. O que fará a diferença é saber conciliar os dois tipos de mídia, levando em conta que os esforços em ambas trarão resultados diferentes e que devem complementar uma à outra. Esse é o conceito de marketing 360º, que dita que os investimentos não devem ser canalizados para um único meio de comunicação.

Um bom planejamento é essencial para definir como utilizar a verba disponível e também as estratégias para as diferentes mídias on-line e off-line. Apesar da abordagem tradicional dizer que devemos mesclar os investimentos, deve-se considerar quais meios de tração chegarão efetivamente ao seu objetivo, que pode ser branding, vendas, entre outros. Ao criar uma campanha, precisamos ter comprometimento nas pesquisas e na busca por informações relevantes sobre nosso público-alvo, somente assim os investimentos serão efetivos e não haverá desperdício de energia e recursos. Neste artigo, vamos mergulhar nas definições, vantagens e desvantagens de diversas formas de marketing.

O que é marketing digital?

Marketing 360 - Homem utilizando seu tablet

O marketing digital é definido pelo uso de plataformas on-line para promover produtos e serviços, plataformas essas que podem incluir mídia social, publicidade paga, blogs e muito mais. Segundo dados de estudos internacionais, estima-se que os gastos com publicidade digital nos EUA aumentarão 85% entre 2018 e 2023, e a razão disso é simples: as pessoas, em todos os lugares, estão aumentando seu tempo de tela, e a publicidade digital permite que os profissionais de marketing alcancem exatamente quem estão procurando, não apenas com base em localização, sexo ou fatores básicos, mas baseados em seu comportamento de compra, atividade on-line recente, interesses conhecidos, entre outros dados que identificam o indivíduo como o potencial comprador perfeito. Para entender melhor, vamos conhecer alguns exemplos específicos de marketing digital.

 

  • Site:

    Ter um site próprio é um bom começo para investir no marketing digital, assim é possível criar uma imagem de maior confiabilidade da marca. Um bom site é uma ferramenta muito eficaz para converter clientes e trazer público para a empresa. Confira o nosso artigo dedicado ao assunto “Como criar sites de vendas”

  • SEO:

    Search engine optimization significa, em tradução livre, otimização para mecanismos de busca. É um conjunto de técnicas de otimização para sites, blogs e páginas da web que visam alcançar bons rankings orgânicos, ou seja, aparecer nas primeiras posições do Google de forma gratuita, gerando tráfego e autoridade para esse site. É um dos requisitos básicos para ranquear conteúdos organicamente.

  • Social orgânico:

    Quatro em cada dez minutos que uma pessoa passa on-line, em média, é gasto em mídias sociais como Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, TikTok, Snapchat e Pinterest. Os profissionais de marketing criam conteúdo nos perfis de suas empresas, perfis pessoais, páginas e grupos para atrair seu público-alvo. Apesar de postagens orgânicas não possuírem custo, elas acabam alcançando um público menor do que alcançariam se fossem patrocinadas e, nas grandes empresas, como o Google e Facebook, a maior parte de seus lucros é proveniente de mídia paga. Apesar do orgânico normalmente ser o “queridinho”, a publicidade paga, se feita de maneira certa, pode ser extremamente lucrativa.

  • SEM pago:

    SEM é a sigla em inglês para search engine marketing que significa, em tradução livre, marketing para mecanismos de busca. É o conjunto de técnicas e estratégias utilizadas para gerar mais visitantes através dos mecanismos de busca para o seu site. O SEM procura promover websites aumentando sua visibilidade nas páginas de resultados dos mecanismos de busca, dos quais o mais famoso é o Google. Nele, você pode fazer os anúncios e pagar por conversão, ou seja, você paga somente se o Google vender para você, ou levar uma pessoa até um determinado ponto onde a venda se torne mais fácil.

Ícones de redes sociais
  • Social pago:

    Com bilhões de pessoas utilizando suas redes sociais todos os dias, as empresas querem ter acesso a essa atenção. As plataformas populares de publicidade social paga incluem Facebook, LinkedIn, Instagram, YouTube, Google Display, etc. 

    Podemos usar o
    Facebook como exemplo de uma das redes sociais nas quais podemos criar anúncios; sua ferramenta, o Facebook Ads, é um mecanismo de marketing e publicidade que possibilita criar campanhas e exibir anúncios dentro da própria rede social. Através do gerenciador de anúncios, você pode criar diversos tipos de campanhas diferentes, como por exemplo, pagar por conversão, que é quando você paga somente se o Facebook efetuar uma venda ou levar um possível comprador até um ponto determinado anteriormente pelo anunciante.

    Na ferramenta, também é possível realizar campanhas de geração de cadastros de possíveis clientes, campanhas de branding – que tem como objetivo levar o público a conhecer sua marca – entre outros diversos tipos de campanhas. A grande vantagem é que, havendo criado a sua persona, você consegue definir para qual idade, gênero, localização – entre outros detalhes – você deseja anunciar. Os anúncios (ou
    ads) são dependentes de investimento e, quanto mais você investe, mais pessoas alcança com os seus anúncios.

  • Marketing de conteúdo:

    Um conteúdo de qualidade pode direcionar um grande tráfego até o seu site, e o marketing de conteúdo é uma estratégia para atrair clientes ao criar materiais relevantes – textos, e-books, podcasts, vídeos, post blog, posts em redes sociais, etc. – que atraiam visitantes sem fazer uma promoção direta da marca, mas trazendo soluções para as dores e desejos da sua persona. Quando feito de maneira correta, o marketing de conteúdo pode direcionar esse tráfego por meio de SEO, acessos diretos ao site, compartilhamentos nas redes sociais e compartilhamentos diretos entre os usuários.

  • E-mail marketing:

    É uma estratégia de marketing digital baseada no disparo de e-mails para um determinado público, seja proveniente de uma base de contatos de clientes, seja por leads gerados por meio de outras estratégias. Por mais que as pessoas considerem essa ferramenta ultrapassada, ainda hoje é uma das que mais entrega resultados, um exemplo claro é a compra de passagens aéreas – ao comprar uma passagem você recebe as confirmações em seu Facebook ou em seu e-mail?

  • Parcerias:

    Hoje em dia, é comum vermos marcas – grandes ou pequenas – fazendo parcerias com influenciadores, pessoas famosas que tem conexão e ressoam com o público da marca e da personalidade (digital influencer). Ações com influenciadores digitais em canais específicos de comunicação possibilitam criar uma imagem ideal do seu produto e também estimular a compra, pois cria nos consumidores a sensação de que vale a pena investir no que está sendo oferecido.

  • Marketing de afiliado:

    Outra ferramenta que se tornou famosa após a evolução dos influenciadores digitais é o processo de ganhar comissão promovendo produtos de outras pessoas ou empresas. Você pode achar afiliados que promovam o seu produto e pagá-los uma comissão das vendas que fizerem.

  • Aplicativos:

    É uma ferramenta muito útil, especialmente para empresas que utilizam contas de acesso ou vendas on-line. A grande vantagem é que ele ajuda bastante na redução do uso de dados do usuário, além de tornar a experiência mais cômoda, flexível e aumentar a possibilidade de interação nas redes sociais.

  • Podcasts:

    Gravar um podcast é uma tática de marketing digital que se tornou bastante popular nos últimos anos. Eles são uma boa escolha porque as pessoas têm a oportunidade de acompanhar o conteúdo gravado quando e onde quiserem, além de propiciar a chance de gerar ainda mais confiança na sua audiência e se tornar referência em seu nicho, fidelizando ainda mais clientes. Podcasts são práticos, criam confiança, trazem reconhecimento de marca e fidelizam o público.

  • Webinars:

    Ao contrário do evento presencial, onde você precisa providenciar lugares, água, alimentação suficiente – sem mencionar os desafios e complexidades de um mundo pós-COVID-19 – com um webinar você pode obter centenas ou até milhares de participantes sem se preocupar com nada além do registro máximo em seu plano de software para webinar.

  • Eventos virtuais:

    Existem outros tipos de eventos virtuais, além dos webinars. Você pode fazer encontros virtuais com especialistas convidados, eventos de palestrantes, lives ou outros eventos divertidos e criativos.

Quais empresas devem escolher fazer marketing digital?

Mulher utilizando seu celular para marketing digital

Para falar a verdade, é indicado que todas as empresas façam alguma forma de marketing digital, já que, em média, o brasileiro passa 9 horas na internet todos os dias, ficando atrás apenas das Filipinas. Com um bom profissional de marketing, você pode ter parte dessas horas dedicadas para sua empresa. As vantagens do marketing digital são muitas, mas ele também tem suas desvantagens. Vamos conhecer mais a fundo.

  • Vantagens:

    • Altamente escalável;
    • Permite critérios de segmentação de público muito específicos;
    • Maior potencial de engajamento do público;
    • Feedback rápido;
    • Facilmente atribuível;
    • Construção de comunidade.
  • Desvantagens:

    • Necessário construir um conhecimento técnico mediano para trabalhar essas ferramentas por conta própria, pois assim como podem ajudar muito o seu negócio, também podem atrapalhar se não forem usados de maneira certa;
    • Pode ser um desperdício para alguns tipos de empresas que se sairiam melhor com marketing direto, como pequenas empresas locais;
    • À medida que os custos de publicidade digital aumentam, os métodos tradicionais podem ajudar a gerar um retorno sobre investimento mais alto.

Felizmente, uma ótima estratégia de marketing também inclui métodos tradicionais, vamos compreender melhor a seguir.

O que é marketing tradicional?

Mídia tradicional - Imagem de um outdoor

O marketing tradicional consiste nos canais que existiam antes de todos os novos canais on-line que existem agora. Muitas vezes se divide em dois campos teóricos:

 

  • ATL – Acima da linha. Alcança mais pessoas do que o público-alvo, por meio de canais de alto alcance, como outdoors, anúncios de TV e anúncios de rádio. É menos segmentado e atinge tanto potenciais compradores como não potenciais.
  • BTL – Abaixo da linha. Busca atingir apenas pessoas dentro do público-alvo por meio de mala direta, patrocínios e campanhas de guerrilha, tipo de campanha agressiva na qual a empresa procura fugir do tradicional e cria uma experiência memorável ao cliente.

Exemplos de marketing tradicional:

 

  • Anúncios de TV

Lembra da propaganda com o “baixinho da Kaiser”? Ao escolher um personagem cômico e identificável, a marca aumentou suas vendas e fez muito sucesso, principalmente com o público mais maduro. Esse público, em especial, acredita na credibilidade da televisão, logo, apesar desse tipo de campanha necessitar de alto investimento, ela traz um retorno considerável.

 

  • Relações de imprensa

Quando houver uma matéria boa e que agregue valor real ao seu público, uma estratégia interessante é buscar locais para distribuí-la, como jornais e revistas. Vale ressaltar que, hoje em dia, as relações públicas e assessoria de imprensa também estão presentes no mundo digital.

 

  • Anúncios

Anunciar em comerciais de tv, revistas, jornais, rádio ou outras mídias off-line tradicionais.

 

  • Equipe de vendas

Uma equipe para prospectar possíveis clientes é um meio tradicionalmente eficaz para vender, ainda muito utilizado atualmente.

 

  • Mala direta

Um tipo de ação de marketing que consiste em um envelope ou pacote físico que uma empresa envia para o endereço dos clientes, algo que é bem marcante, visto que no mundo digital as pessoas não estão mais acostumadas a receber esse tipo de publicidade.

 

  • Outdoor

Pode ser uma maneira inteligente de chamar atenção em uma área metropolitana específica. Eles aumentam o reconhecimento e a fidelidade da marca ao mesmo tempo que servem para expandir o conhecimento dela, um bom outdoor é capaz de impactar em três segundos. Esse tipo de mídia é muito indicado para negócios locais.

 

  • Conferências

As conferências presenciais já existem há décadas, muito antes da internet. Embora as conferências, atualmente, utilizem aplicativos especializados, códigos QR e outros dispositivos, o elemento humano, o ato de reunir pessoas com ideias semelhantes, faz bastante diferença quando se trata de eventos e cria muita conexão com o público participante.

 

  • Feiras, eventos, workshops e palestras

Além de grandes feiras e conferências que trazem muito público qualificado, pequenos workshops e eventos ao vivo são uma maneira inteligente de atrair novos clientes e manter os antigos.

 

  • Patrocínios

Outra forma inteligente das marcas B2B e B2C – ou seja, business to business (Empresa para empresa) e business to client (empresa para cliente) – promoverem a conscientização e o reconhecimento. Um bom exemplo são os patrocínios em uniformes de futebol. Em 2020, na camisa do Corinthians, pudemos ver os patrocinadores Midea, Banco BMG e TOTVS.

 

  • Campanhas de guerrilha

Uma campanha de marketing de guerrilha é qualquer coisa incomum, tátil e que pode ser vivenciada pessoalmente. Essa tática é comumente usada por grandes marcas B2C que desejam atingir a população em geral, não apenas grupos de pessoas específicas. Quando bem feito, as marcas B2B também podem usar essa tática com eficácia.

 

Vantagens do marketing tradicional:

  • Autoridade e reconhecimento incomparáveis para a marca;
  • Pode ser ampla (outdoors) ou muito direcionada (mala direta para famílias ou empresas);
  • Por ser tangível, a comunicação impressa é considerada mais real do que campanhas digitais. Certas pessoas tendem a confiar mais em marcas que também são vistas em meios tradicionais como TV, rádio e materiais impressos.

Desvantagens do marketing tradicional:

  • Caro para escalar;
  • Feedback lento;
  • Pouca ou nenhuma oportunidade de envolvimento do cliente.

Marketing digital x marketing tradicional: as principais diferenças

Agora que entendemos algumas formas de marketing, vamos dar um mergulho mais profundo no que as torna diferentes uma da outra. Ao observarmos a fundo, entendemos que a natureza digital afeta muito mais do que apenas onde a mensagem da marca aparece. Observe os tópicos abaixo para visualizar melhor as diferenças entre elas e seus aspectos.

 

  • Público-alvo – com o marketing tradicional, é bastante fácil alcançar pessoas em locais específicos e de determinados grupos demográficos. No entanto, o marketing digital permite um alcance global ao mesmo tempo que define melhor o direcionamento aos interesses e outros atributos específicos.
  • Engajamento do público – com o marketing digital, as pessoas podem responder e comentar nas campanhas digitais, levando a uma interação imensurável da marca com o público. No marketing tradicional, a conversa é unilateral.
  • Eficiência de custos – a publicidade tradicional tende a custar mais e ser mais difícil de escalar, a natureza física das campanhas demanda muito mais investimento. Já o marketing digital oferece uma gama melhor de opções para acessibilidade e requisitos de recursos, como o marketing de conteúdo orgânico que tem custos apenas de mão de obra, mas não de veiculação.
  • Velocidade de resultados – com o marketing tradicional, pode demorar mais para a eficiência de uma campanha ser percebida. Um anuncio digital oferece retornos rápidos e apurados, podendo indicar os resultados iniciais de uma campanha em poucos dias.
  • Atribuição e tomada de decisão – pode ser muito mais difícil atribuir o sucesso de novas vendas a uma campanha tradicional do que a uma campanha digital. É por isso que o marketing tradicional é usado com frequência para construir a marca, e não para vendas diretas.
  • Ciclo de feedback do público – com uma linha de comunicação aberta com o marketing digital, é mais fácil saber como os clientes estão respondendo a uma campanha. No marketing tradicional, os gerentes de marca geralmente ficam apenas esperando e torcendo por um resultado positivo.

Essa é a razão pela qual mais dinheiro e energia são investidos em grupos de foco e pesquisas de mercado antes do lançamento de uma grande campanha, seja ela tradicional ou digital. No momento em que uma campanha tradicional realmente atinge seu público-alvo, normalmente já é tarde demais para consertar possíveis falhas. O ideal é ter uma campanha de marketing 360º que combine o marketing tradicional e o digital de maneira fluida, reforçando a marca da empresa em diversos meios e atingindo um público ainda maior.

A linha de comunicação precisa ser sempre a mesma em todos os meios, o que torna mais fácil para o cliente lembrar de sua marca. Estar presente em diversos meios também dá uma maior credibilidade à marca, pois mesmo nos dias atuais, muitas pessoas não confiam totalmente na internet. Para mergulhar ainda mais em sua estratégia de marketing, também é possível fazer um estudo aprofundado sobre o consumidor da empresa, verificar onde ele poderá ser impactado mais facilmente e investir mais tempo e dinheiro nesse meio.  O mais importante é analisar todas as possiblidades, vantagens e desvantagens com cautela, e só então decidir qual estratégia seguir na campanha.

 

Já sabe qual o meio funciona melhor para a sua empresa? Na Boreal, sabemos te dizer exatamente como alcançar os melhores resultados para o seu negócio, seja on-line, off-line, ou ambos. Vamos conversar melhor e discutir a forma de elevar ainda mais a sua marca? 

Picture of Luan Sousa Rodrigues

Luan Sousa Rodrigues

Especialista em Business School pela FAE. Perito em marketing, publicidade e vendas. Gestor de tráfego graduado pelo Google Partners e Facebook Partners. Analista de dados. Analista de comportamento humano e consumo.

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