Comunicação padronizada

Por Luan Sousa Rodrigues | 04/08/2021 | 7º Passo do Marketing.

A criação de uma marca envolve diversas etapas, uma delas é a criação da comunicação padronizada. A comunicação padronizada de uma marca é a identidade que a ela constrói e que traz o reconhecimento do público, esse padrão é formado no início do projeto e pode sofrer alterações, se necessário. Ao ver um logo, um padrão de cores ou uma fonte, rapidamente associamos ao lugar onde os vimos primeiro. Mas não pense que só de logo ou cores é construída a comunicação padronizada, ela é constituída de muitos outros elementos e detalhes, os quais discorreremos neste artigo.

 

A importância da comunicação padronizada

Quando pensamos numa marca, seja de produtos ou serviços, a primeira coisa que nos vem à mente é a sua identidade. Observe o exemplo: se alguém te pedir uma bebida gasosa, de embalagem vermelha com escritos em branco e feita de extrato de noz de cola, em qual marca você pensa?

Obviamente, na Coca-Cola! Desde o seu lançamento, no ano de 1886, a marca utiliza fontes semelhantes em seu logo, que quase não sofreu alterações, exceto por um período curto, entre 1890 e 1891. A cor vermelha só foi adicionada à identidade visual da marca em 1947 e permanece desde então, com algumas pequenas alterações no tom da cor ao longo da história. Você, caro leitor, consegue imaginar a Coca-Cola na cor azul? Essa é a importância da comunicação padronizada! Há mais de 130 anos, pessoas do mundo todo reconhecem, sem esforço, as cores e a fonte da marca de refrigerantes gaseificados estadunidense. A história dos logos e da própria marca você pode conferir no site da Coca-Cola Brasil.

A comunicação padronizada da Coca Cola

É notável que a construção de um padrão levou tempo, muita criatividade e ainda assim precisou de adequações de acordo com à época, o que nos leva a entender que não significa que uma marca não possa mudar ou ser remodelada. A maior concorrente da Coca-Cola, Pepsi, fez isso algumas vezes desde o seu lançamento e continua fazendo sucesso no mundo todo. O importante é que essa construção seja consistente e leve o público a reconhecer a marca, o que também é feito através do Brandingvocê pode ler mais sobre isso em nosso artigo.

O que forma a comunicação padronizada

A comunicação padronizada de uma marca não se resume ao seu logo ou às fontes que ela utiliza, também é importante mencionar que toda e qualquer comunicação com o público, on-line ou off-line, em texto, imagens, vídeos ou qualquer outro tipo de mídia que leve o nome da marca precisa ser padronizada, até mesmo as comunicações internas da empresa. Tudo o que você, caro leitor, conseguir imaginar que represente uma marca, desde o prédio da sua sede, suas franquias, seus uniformes, todo e qualquer tipo de local onde a marca aparece precisa estar dentro dos padrões de comunicação. Observe as grandes franquias de fast-food, em qualquer lugar do globo terrestre você poderá reconhecer o grande “M” amarelo do McDonald’s. Esse padrão está em suas construções, restaurantes, quiosques, caminhões, uniformes, outdoors e em tudo onde a marca aparece.

Outro ponto importante a ser destacado faz referência às comunicações em mídias sociais. Quando uma marca tem um perfil no Instagram, por exemplo, ela precisa se atentar ao padrão nas comunicações que utiliza em suas postagens; colocar imagens aleatórias, sem conexão umas com as outras, fontes diferentes a cada postagem, cores sem conexão e sem padronização são uma péssima prática. É aconselhável utilizar a mesma fonte, mesma paleta de cores e uma comunicação padronizada nas redes sociais, isso fortalece o reconhecimento da marca e cria afinidade com o público.

Feed do Instagram da Coca Cola em demonstração de padrão de comunicação.

Na imagem acima, é perceptível o quanto uma padronização nas comunicações é relevante, deixa o perfil reconhecível e gera engajamento, o que leva o público a se identificar e interagir com a marca como se ela fosse uma pessoa.

O reconhecimento da marca

Há algum tempo atrás, vi um restaurante que tem como carro chefe o hambúrguer, seu layout externo era preto e estava escrito, em letras garrafais “The best burger in the city”. Se você, caro leitor, costuma comer em restaurantes fast-food, já deve ter reconhecido a marca. Contudo, preciso te desapontar: o restaurante que vi não era o Madero e eu não consigo lembrar nem o nome do estabelecimento, mas a frase faz alusão imediata ao Madero, restaurante muito famoso no Brasil.

Esse exemplo era, obviamente, um plágio completamente absurdo, mas a mente deste que vos escreve associou o restaurante à outra marca conhecida e, se não tivesse prestado mais atenção, teria entrado para comer e poderia me desapontar bastante. O que quero que você entenda aqui é que, devido a uma comunicação padronizada fenomenal que o Madero possui, o restaurante copiador foi confundido por mim facilmente. Eu nem vi o nome do estabelecimento e associei ao Madero apenas por uma frase. Claro que isso é antiético e não se deve copiar o padrão de outras marcas, mas é um exemplo perfeito de como uma comunicação padronizada bem-feita (pelo Madero) nos faz reconhecer instantaneamente qualquer coisa que esteja ligada a esse padrão. A comunicação copiada foi uma referência tão forte que reforçou a minha fome, e o resultado: fui ao Madero comer um cheeseburger.

Mudanças sazonais na padronização

Isso quer dizer que a marca nunca pode mudar o seu padrão de comunicação para uma campanha sazonal ou de conscientização? Claro que pode! Vamos utilizar um exemplo bastante prático: a Azul Linhas Aéreas. Além do nome já fazer referência a uma cor muito comum, a empresa utiliza as cores azul e branco, além de um mapa do Brasil em malha quadriculada de diversas cores em sua comunicação padronizada. Para uma campanha de conscientização da prevenção do câncer de mama conhecida como outubro rosa, a companhia pintou alguns aviões totalmente de rosa e branco, uma cor completamente oposta ao seu padrão.

Avião da companhia aérea Azul nas cores padrão.

Avião da companhia aérea Azul nas cores de campanha.

Essa foi uma campanha belíssima e muito importante que a companhia fez em sua história. Depois do término da campanha, a empresa decidiu manter os aviões em rosa para continuar a conscientizar seus clientes sobre a importância da prevenção ao câncer, e seus aviões diferentes continuaram a fazer muito sucesso. De fato, a Azul Linhas Aéreas é conhecida por diversificar as pinturas de seus aviões de tempos em tempos, mas mesmo com essas alterações, consegue manter o seu padrão com muita elegância e estilo. Isso significa que, pelos motivos certos, uma marca pode mudar algo em sua comunicação padronizada por um período, mas é importante manter o restante dentro do padrão para não se perder em muitas mudanças ou para não perder o reconhecimento do público. Os aviões em cor de rosa continuam simbolizando a empresa e sendo reconhecidos em qualquer lugar, pois o restante da sua identidade audiovisual se manteve intacta.

Está pensando em criar a sua comunicação padronizada e precisa de ajuda para isso? A Boreal Marketing tem um time preparado para te guiar nos caminhos do desenvolvimento da sua marca e do seu padrão audiovisual, basta nos chamar para conversar que teremos prazer em te atender.

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Luan Sousa Rodrigues

Especialista em Business School pela FAE. Perito em marketing, publicidade e vendas. Gestor de tráfego graduado pelo Google Partners e Facebook Partners. Analista de dados. Analista de comportamento humano e consumo.

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