Como criar sites de vendas

Por Luan Sousa Rodrigues | 04/08/2021 | 8º Passo do Marketing.

Para entender como criar sites de vendas, é preciso compreender que a forma com que as pessoas se comportam na internet está em constante evolução e elas buscam processos que sejam cada vez mais simples e com menos passos, além de respostas mais rápidas para os seus problemas. Do mesmo modo, quando tratamos de interação entre indivíduo e site, a regra é clara: se o usuário não tiver uma experiência positiva ele vai voltar para o Google e clicar em outro resultado. Essa é a razão pela qual o termo “usabilidade” tem ganhado cada vez mais foco, ele faz referência às estratégias utilizadas para construir um site eficaz, intuitivo e de fácil interação.

Ao construir um site de vendas, a usabilidade deve ser o foco principal, muito antes de pensar em design e codificação, e isso é fundamental para transformar visitas em vendas. Um site de vendas deve ser capaz de capturar a atenção dos clientes em potencial em menos de 5 segundos, esse é o tempo em que o usuário analisa o conteúdo e decide se volta no Google para buscar outro resultado ou se continua no site. Logo, para garantir que um site seja atrativo, ele deve conseguir capturar essa atenção. Em busca de fazer você, caro leitor, entender com clareza o que queremos dizer, vamos olhar com mais atenção para o que compõe um bom site de vendas.

O que compõe bons sites de vendas?

  • Navegação intuitiva

O primeiro passo ao criar um site é se colocar no lugar do usuário e fazer a jornada que ele faria dentro do site. Essa é a melhor maneira de garantir, desde a fase de desenvolvimento, a usabilidade. Algumas perguntas podem ajudar:

  • Quantas vezes o usuário precisa clicar para acessar um conteúdo ou serviço?
  • Os botões estão visíveis e possuem o CTA adequado? (call to action, chamada para ação, em tradução livre.)

Quando o site já estiver no ar e com o Google analytics instalado:

  • Demora muito para executar uma tarefa simples?
  • O mapa de calor identifica cliques em lugares errados dentro do site?

A princípio, é importante gerar facilidade para os caminhos de conversão nas páginas do site, pois cada ação dificultada ou burocrática pode atrapalhar a usabilidade e, consequentemente, impedir uma venda. Obrigar o usuário a criar uma conta com diversas informações é um exemplo de barreira desnecessária entre o usuário e o fechamento, esses problemas podem aumentar o abandono de carrinhos, especialmente nas ocasiões que o cliente está comprando de forma impulsiva. Sendo assim, o ideal é que o usuário precise preencher o menor número de campos ou, se possível, utilizar contas que ele já possui, como a conta do Google ou Facebook, para criar o cadastro.

  • Uniformidade

O design de um site deve ser uniforme em todas as páginas, se na página principal houver uma caixa de texto alinhada à direita, elementos e botões à esquerda e um menu no topo, esse padrão deve ser seguido em todas as outras páginas. Um site sem padronização fica mal organizado e quebra o fluxo com o qual o usuário se ambientou no primeiro acesso, dificultando o processo de tomada de decisão e confundindo a interação do usuário com o site, o que, consequentemente, aumenta a taxa de rejeição.

Sites que vendem - mapa de alcance dos dedos em um smartphone atual.

  • Mobile First

Apesar do nome em inglês, o conceito é bem simples de entender e significa otimizar um site para utilização em smartphones. Entretanto, não quero dizer que significa ativar uma função no site originalmente criado para computador e transformá-lo em um site para celular, mas sim otimizá-lo por completo e criar o site pensado para ser utilizado no smartphone. Esse é um ponto que deve ser seguido à risca, pois a maioria dos usuários de internet no mundo utiliza o smartphone para navegar e a tendência é que isso aumente cada vez mais. O ponto chave é criar um site para mobile e depois adequá-lo para desktop, como também essa criação deve considerar até a posição da mão do usuário ao segurar o aparelho.

Sites que vendem para todos

  • Acessibilidade

Sendo a ferramenta de pesquisa mais utilizada no mundo, o Google lança frequentemente algumas atualizações que buscam melhorar a experiência do usuário, principalmente para pessoas com deficiência. Uma pessoa com deficiência visual, por exemplo, não poderá entender as informações oferecidas em um site caso o mesmo não tenha acessibilidade. Alguns itens importantes ao criar páginas acessíveis:

  • Legendas nos vídeos;
  • Imagens com alt-text assertivo (isso também conta para SEO)
  • Evitar o uso de efeitos invasivos, como luzes piscando ou botões que aparecem repentinamente.

Se o criador não estiver seguro para desenvolver uma página acessível, existem ferramentas que podem ajudar a seguir todas as diretrizes de acessibilidade.

  • Layout simples

Em questão de design, menos é mais. Manter o design simples e objetivo, atender às necessidades dos usuários e evitar elementos visuais complexos e sem propósito é essencial. Ideias criativas e almejo por destaque não devem sobrepujar a usabilidade, visto que o principal objetivo do design de um site de vendas deve ser atender ao usuário corretamente e não ser apenas bonito. Além disso, um layout simples garante a efetividade da ambientação do usuário, uma vez que a simplicidade e a padronização fazem o mesmo se acostumar rapidamente com o site, aumentando a fluidez e usabilidade.

Aperfeiçoamento constante do site

  • Testes A/B

É comum que sites façam alterações em suas páginas e, para entender se essas alterações são eficazes e atraem mais usuários, é importante realizar testes. Um teste muito importante é o teste A/B, teste esse que se resume em criar versões diferentes da mesma página onde metade dos usuários acessa uma versão e a outra metade acessa outra versão, e testar qual delas alcança uma taxa de conversão maior. Entretanto, é recomendável alterar poucos elementos de uma versão para a outra, como a cor de um botão ou o texto da headline, dessa forma o proprietário consegue identificar o que traz ou não resultados. Os testes A/B são um processo contínuo e devem durar o tempo necessário para que seja possível mensurar resultados precisos.

Tela de carregamento de algum site.

  • Boa velocidade de carregamento

A velocidade de carregamento do site tem um impacto considerável em suas taxas de conversão, quanto mais lento o site, menor será essa taxa. Um site com carregamento lento reduz a paciência do usuário e aumenta sua rejeição. Sites cheios de imagens, blocos de textos longos, menus desnecessários e complicados ou outros elementos que não precisam estar ali prejudicam a usabilidade e afastam os usuários. No planejamento, também é importante verificar a hospedagem, a opção mais barata é sempre a mais atraente, mas pode prejudicar o carregamento, mesmo que o site seja simples. É aconselhável investir em um bom provedor e evitar problemas de velocidade e desempenho, visto que cerca de 53% dos usuários deixam um site se ele demora mais de 3 segundos para carregar. 

  • Escaneabilidade

A forma que o conteúdo é distribuído na página, seja ele visual ou escrito, é fundamental para tornar a usabilidade assertiva. Ao acessar um site, o usuário não lê cada palavra que vê na página, todavia, ele “escaneia” a página inteira para tentar identificar se ela é útil para o que ele busca. Conteúdos fáceis de serem lidos incluem:

  • Tópicos no estilo de bullet points (como este que você lê agora);
  • Parágrafos curtos;
  • Divisão de texto em títulos e subtítulos;
  • Frases curtas e chamativas;
  • Listas com número;
  • Informações importantes em negrito.

Também é essencial evitar a poluição visual como usar muitas cores e fontes distintas, itálico e negrito ao mesmo tempo, entre outras formatações distintas em conjunto. Assim sendo, é extremamente importante manter o padrão de comunicação em todas as páginas do site. 

  • Transparência

É importante passar confiança aos usuários do site e informar tudo o que eles precisam saber sobre seu negócio, produto ou serviço. Sendo assim, deve-se sempre incluir informações de contato, apresentação da empresa e preço de cada um dos itens à venda, pois isso fortifica a credibilidade da empresa e a segurança que ela passa ao usuário, além de evitar dúvidas e objeções.

Especificações técnicas do site

  • Hospedagem

Hospedar um site é como encontrar uma casa para ele e suas páginas habitarem. Existem diversos tipos de hospedagem, sendo o mais comum armazenar todos os arquivos que o compõem em um servidor remoto que é controlado por um hospedeiro contratado. Veja abaixo alguns tipos de hospedagem:

  • Hospedagem compartilhada – tipo de hospedagem em que um servidor é compartilhado entre vários usuários e tem um ótimo custo-benefício;
  • VPS (Servidor virtual privado) – tipo de hospedagem que busca imitar um serviço dedicado, mas continua sendo compartilhado. É o mais recomendado para e-commerce ou para quem precisa de um ambiente mais dedicado e com customização total;
  • Hospedagem em nuvem – oferece disponibilidade e confiabilidade, indicada especialmente para quem possui o conhecimento técnico para ser capaz de lidar com esse tipo de estrutura;
  • Servidor dedicado – opção mais cara e privilegiada da lista, entrega maior desempenho e possibilita a customização, é indicada para empresas de grande porte e com tráfego alto.

Ao escolher uma hospedagem, o administrador deve considerar a reputação da empresa que for contratar, a estabilidade de seus servidores, a velocidade deles e a segurança de seus dados.

Uma mão segura um smartphone como se fosse uma bandeja.

  • URL otimizada

Uma URL bem estruturada é muito importante para o ranking, uma vez que os mecanismos de busca procuram por essa qualificação. Dentre as boas práticas de estruturação de URL podemos citar:

  • Palavra-chave no subdomínio – utilizar a palavra-chave para a qual o site tenta ranquear é uma boa alternativa, isso aumenta a relevância nos mecanismos de busca;
  • URL de fácil interpretação – quanto mais facilmente lida, melhor será para os buscadores. Acessibilidade também faz parte dos critérios de SEO e dos Índices de qualidade dos anúncios de mídia paga, especialmente nos dias atuais. Os mecanismos de busca são capazes de interpretar que tipo de URL provoca um maior engajamento e, nesse caso, um endereço que pode ser lido facilmente faz bastante diferença;
  • Palavras separadas com hífen – facilita a leitura e os navegadores aceitam bem esse formato;
  • URL curta – são mais eficazes e atraem mais os usuários, assim o ideal é mantê-la entre 50 e 60 caracteres.

Tags para sites de vendas

  • Tags

As tags são, em resumo, ferramentas que permitem ao administrador do site analisar diversos aspectos de uso e tendências de desempenho em suas páginas. Abaixo você conhecerá algumas das tags mais utilizadas atualmente:

  • Google Tag Manager com o objetivo de facilitar o trabalho do profissional de marketing, o Google criou o Tag Manager, ferramenta que possibilita a inserção de um código no site e permite instalar diversos serviços sem a necessidade de alterar esse primeiro código;
  • Tags de conversão – utilizada para que o Google monitore os locais onde o administrador deseja que haja uma conversão, como páginas de obrigado ou check-out. O Google marca quando o usuário entra no seu site e quando sai depois da conversão;
  • Tags de remarketing utilizada para que o Google seja capaz de monitorar o comportamento dos usuários em uma loja virtual e, com base nisso, possibilite a criação de estratégias de marketing. Uma vez que 95 % dos usuários não efetuam uma compra na primeira visita ao site, essa tag é muito bem-vinda. Sendo assim, essa tag é essencial para saber onde o usuário foi e com qual produto persegui-lo. Um bom exemplo do uso dessa tag: um usuário entra em um site de uma loja de departamentos para pesquisar o valor de uma TV, mas não fecha a compra; nos dias subsequentes, todos os sites que esse usuário visita mostram anúncios de TVs deste mesmo site.
  • Google Analytics ferramenta de gestão desenvolvida pelo Google com a função de mensurar os dados importantes de um site ou blog. Ela ajuda a compreender melhor o comportamento dos visitantes, otimizar o conteúdo exibido e entender quais técnicas de promoção entregam o melhor desempenho.
  • API Facebook assim com o Google, o Facebook também possui uma ferramenta de campanhas. Desenvolvida com o objetivo de criar uma conexão direta entre o Facebook e as informações do seu site, servidor, CRM, visitas em sua loja ou até mesmo da plataforma da rede social. Assim, é possível utilizar esses dados para criar e otimizar campanhas, mensurar e personalizar os anúncios na plataforma do Facebook, tornando as campanhas mais eficazes exibindo-as para usuários mais propensos a se interessar pelo produto.
  • Search Console essa tag é destinada para webmasters do Google e permite uma interação entre seu conteúdo e o motor de buscas mais famoso do mundo. Sem essa ferramenta, é quase impossível que seu site fique bem ranqueado de maneira orgânica, pois é nela que instalamos o sitemap que dirá ao Google todas as páginas e artigos que que estão dentro do site. Ademais, os administradores podem avaliar a origem do tráfego, mapear os sites que estão direcionando para o seu e também recusar, caso não sejam backlinks confiáveis. Desse modo, essa ferramenta é a principal forma que seu site começa a pontuar autoridade, o que facilitará para que os servidores o encontrem.
  • Google Optimizeferramenta que permite a realização de testes A/B em páginas ou hotpages. O Optimize permite criar diferentes versões da mesma página para realizar testes nos quais a ferramenta entregará essas páginas para uma porcentagem de usuários definidos pelo administrador. Assim, será possível saber qual das páginas é melhor para conversão e qual delas deve ser descartada.
  • Data studioferramenta que permite converter os dados de utilização do site, campanhas do Facebook, Google e outras plataformas de tração, bem como acessos e conversões, em painéis e relatórios informativos onde o administrador poderá ler facilmente todas as informações necessárias para sua tomada de decisão.

Criar um site que converte não é uma tarefa fácil, são diversos pontos para testar, corrigir e alterar. Desse modo, as dicas contidas nesse artigo ajudarão você a planejar e executar a construção do seu site. Na Boreal, temos nosso próprio método para criar sites que convertem de verdade. Se deseja fidelizar seus clientes e aumentar suas vendas, entre em contato agora! Teremos muita satisfação em te atender.

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Luan Sousa Rodrigues

Especialista em Business School pela FAE. Perito em marketing, publicidade e vendas. Gestor de tráfego graduado pelo Google Partners e Facebook Partners. Analista de dados. Analista de comportamento humano e consumo.

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