O que é seo e sua importância

Por Luan Sousa Rodrigues | 04/08/2021 | 11º Passo do Marketing.

A sigla SEO – do inglês Search Engine Optimization – significa otimização de ferramenta de busca. Se você conhece algo sobre o marketing digital, provavelmente já é familiar ao termo que se refere a uma das vertentes do marketing digital que utiliza estratégias dentro e fora dos sites para aumentar o tráfego orgânico, ou seja, tráfego gratuito. Em resumo, é quando um usuário chega em um site através dos buscadores como Google, Bing ou Yahoo clicando no resultado da pesquisa e não em um anúncio pago.

Qual a importância do SEO?

As técnicas de SEO ganharam importância porque o conteúdo on-line cresceu exponencialmente nos últimos anos, tornando assim necessário que os criadores de conteúdo utilizem essas práticas para ranquear bem, ou seja, estar nos primeiros resultados de pesquisa em um mundo de imensa concorrência: o digital.

Uma das estratégias de SEO mais eficientes envolve o conteúdo do site, quanto mais conteúdos de qualidade forem publicados sobre assuntos relevantes para o nicho que ele ocupa, mais fácil será para o usuário encontrar o site quando este pesquisar algo relacionado no Google.

Por exemplo: uma empresa que vende produtos saudáveis pode assumir que pessoas que buscam receitas saudáveis no Google também queiram comprar alimentos saudáveis. Logo, publica diversas receitas e dicas sobre como utilizar os alimentos que vende, buscando gerar mais visitas em seu site e, consequentemente, mais clientes.

Ela também deve considerar utilizar o gatilho de autoridade, frases que tem o propósito de fazer o leitor entender que o criador do conteúdo é autoridade no assunto e conhece bem sobre o que está falando, frases que dizem que os produtos possuem tecnologia inovadora ou que são produzidos por especialistas são gatilhos que levam o público a, inconscientemente, confiar mais no que está sendo dito e agregar mais valor ao produto.

3 passos para iniciar no SEO

Ao considerar a maneira de fazer SEO para um site ou blog, você deve pensar em soluções amigáveis e adaptadas à navegação dos usuários, visto que a base de uma técnica eficiente é criar um conteúdo de qualidade com o qual o público é capaz de engajar.

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Escolher o tema certo

O primeiro passo é decidir o tema antes de começar a escrever e considerar quais informações ele deve conter, além da forma e estrutura do artigo. Um bom artigo deve ser bem escrito e o autor deve possuir um bom conhecimento sobre o assunto, isso torna o conteúdo relevante para o público, mais simples para escrever e mais fácil de ser compreendido.

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Pesquisar as palavras-chave

A palavra-chave é a base de todo o conteúdo SEO de um artigo, ela é o tema principal e o chamariz que atrai o público. Ao voltarmos ao exemplo da empresa que vende alimentos saudáveis do início do texto, podemos citar que um assunto relevante para um artigo do site dessa empresa poderia ser “óleo de coco”. Tendo o assunto decidido, é importante que o autor utilize as ferramentas dedicadas a SEO, como o Key-Word Planner do Google, o Key-Word Tool.Io, Übersuggest, SEMrush, entre outros, essas ferramentas mostram as tendências de palavras-chave relacionadas com o assunto e que são relevantes no mercado em que o criador está inserido, além da frequência que os usuários pesquisam termos específicos. Por exemplo: é possível analisar quantas pessoas estão buscando por “óleo mais saudável para cozinhar”, daí o criador pode escrever um artigo sobre “o óleo mais saudável para usar na sua cozinha”.

O que é SEO e sua importância - Ícone 03

Construir estratégia de conteúdo

A pesquisa e o conhecimento são os pilares para o tema e a estratégia geral de conteúdo é a base na qual esses pilares foram construídos, por isso é essencial definir um tema coerente com a sua estratégia. O artigo pode ser excelente, mas se não houver relação com o negócio ou demais conteúdos do site, os resultados serão inferiores. Um site de sucesso é criado com uma boa estratégia e com ideias coerentes com o produto e com o tema central.

Como escrever conteúdos otimizados para SEO

Com o artigo em mente, o passo mais importante é o processo da escrita. Todas as pessoas têm formas diferentes de escrever e não há certo ou errado quando se trata dessas formas. Um bom artigo deve ser produzido no tema certo, escrito considerando as regras de SEO e otimizado antes da publicação. Todo conteúdo criado deve ter como propósito agregar valor para quem o lê e criar um público que enxergue o site como referência na área. A reputação vem com o tempo, mas ela deve ser bem alicerçada e construída a cada artigo publicado. Abaixo você encontrará as partes que formam um bom artigo.

  • Tópicos

Antes de iniciar o artigo, é extremamente importante pensar nos tópicos dos assuntos que o artigo abordará. O estilo e o tema ditarão o formato do artigo, mas o criador conseguirá se manter mais focado nos principais pontos se começar pela separação dos tópicos.

  • Introdução

Fazer uma boa introdução não é bom apenas para o seu leitor, que começará a leitura com uma compreensão geral do assunto abordado, mas também para ranquear bem nos mecanismos de pesquisa. Com isso em mente, você deverá inserir, de forma natural, a palavra-chave do artigo nessa introdução, bem como as palavras do título, isso faz os mecanismos de pesquisa reconhecerem o artigo como relevante. Uma introdução atraente e informativa também contribui para que o leitor se interesse pelo texto e, consequentemente, permaneça mais tempo na página.

  • Subtítulos

Ao escrever um artigo, é essencial pensar na experiência do usuário e em que tipo de valor o artigo agregará ao leitor, pois além de um bom SEO, o texto também deve agradar ao leitor. Utilizar subtítulos comunica às ferramentas de busca que o conteúdo é relevante e também torna a leitura mais leve, fluida e intuitiva. Leitores e mecanismos de buscas têm em comum o gosto por listas, tópicos e artigos bem estruturados.

  • Links internos e externos

A utilização de links também é importante para ranquear bem nos mecanismos de busca, um artigo que tem ligação com outros artigos é bem visto e bem ranqueado.

  1. Links internos: são importantes para levar o leitor a permanecer mais tempo no site. Quando um artigo tem ligação com outros dentro do mesmo site, o leitor tende a ler todos os assuntos que se correlacionam e, assim, ficar mais tempo dentro do site;
  2. Links externos: contribuem para que os mecanismos de pesquisa entendam que o conteúdo do site é relevante, além de ancorar os conteúdos do site em outros sites que são bem ranqueados e já possuam certa autoridade. Ancorar seu site em outros sites de maior prestígio faz com que o leitor e os mecanismos de pesquisa enxerguem-no com maior confiança.

  • Palavras-chave

Além de inserir, de forma natural, as palavras-chave no título e na introdução, é ideal utilizá-las, bem como seus sinônimos, no corpo do artigo.

  • Revisão

Um bom artigo é escrito, lido, editado e revisado quantas vezes forem necessárias para alcançar a melhor versão do texto. Além disso, uma prática indicada é ler o artigo e considerar como outras pessoas entenderão o que está escrito, o que está claro para o autor nem sempre está claro para os leitores.

  • Ortografia e gramática

Além de perder pontos de ranking, esses erros são mal vistos pelo público e passam uma imagem amadora da empresa por trás do site.

  • Originalidade

Nunca copie ou faça plágio de outros sites, isso fará você perder pontuação nos mecanismos de busca. Se realmente for necessário utilizar textos de outros sites, utilize a URL canônica, ferramenta que diz aos mecanismos de pesquisa de onde o texto original foi retirado e evita que você perca pontuação e autoridade.

O que é SEO e sua importância - mulher utiliza um computador enquanto escreve.

Otimização do site e dos artigos

Assim que o conteúdo estiver finalizado, editado e revisado, você deverá aplicar as regras de SEO em seu artigo antes da publicação. Esse é um passo essencial para a otimização correta e um melhor ranking. Além do conteúdo, o título é uma forma muito importante de otimizar o SEO da página, assim, é importante que a palavra-chave conste também no título. Afinal, o título será o primeiro a aparecer nos resultados da pesquisa, logo, é essencial que ele chame a atenção do leitor.

Outra forma de obter um bom ranking nos mecanismos de pesquisa é através da taxa de cliques, quanto mais tráfego o artigo gerar através da pesquisa orgânica, melhor será o ranking. A URL também é muito importante e a palavra-chave deverá constar nela. Arquivos multimídia são outra forma de obter um bom ranking, conteúdos como imagens, vídeos, áudio e outras mídias oferecem ao leitor uma experiência mais completa e rica do que apenas texto. Esses arquivos permitem uma otimização ainda mais benéfica configurando o atributo alternativo, texto que acompanha as imagens dentro dos sites, permitindo a leitura de acessibilidade para pessoas com deficiência visual, por exemplo. Os mecanismos de pesquisa reconhecem isso e ranqueiam melhor o site, além de gerar mais tráfego através da pesquisa de imagens.

Fazer uso do Google Search Console também é uma prática recomendada para otimizar o site e seus artigos. Essa ferramenta é destinada para webmasters do Google e permite a interação entre o conteúdo e o motor de buscas. Deixar de utilizar essa ferramenta tornará quase impossível que o conteúdo tenha um bom ranking, pois é nela que é instalado o sitemap que dirá ao Google todas as páginas e artigos que estão dentro do site. Ela também permite que os administradores avaliem a origem do tráfego e mapeiem outros sites que estão direcionando os usuários para dentro do seu site.

Outro ponto a considerar é a velocidade de carregamento do site, visto que ela tem um impacto considerável em suas taxas de conversão, quanto mais lento o site, menor será essa taxa. Um site com carregamento lento reduz a paciência do usuário e aumenta sua rejeição. Sites cheios de imagens, blocos de textos longos, menus desnecessários e complicados ou outros elementos que não precisam estar ali prejudicam a usabilidade e afastam os usuários. No planejamento, também é importante verificar a hospedagem, a opção mais barata é sempre a mais atraente, mas pode prejudicar o carregamento, mesmo que o site seja simples. É aconselhável investir em um bom provedor e evitar problemas de velocidade e desempenho, visto que cerca de 53% dos usuários deixam um site se ele demora mais de 3 segundos para carregar. 

 

Próximos passos

Após a publicação do artigo, é necessário que o autor tenha em mente que os resultados são progressivos e não virão da noite para o dia, será preciso paciência e perseverança. Um bom artigo e com boa otimização é apenas uma parte do processo de SEO, além de todo o SEO on-page, que são as técnicas utilizadas dentro do site que vimos até aqui, existe o SEO off-page, que são técnicas utilizadas fora do site. Alguns exemplos que podemos citar são:

  • Guest posts: estratégia que permite publicar conteúdos em sites ou blogs de outras empresas, fortalecendo os dois domínios. Por isso é importante escrever conteúdos que outras pessoas e sites se sintam interessados em compartilhar;
  • Link building: criada entre as páginas do site, consiste em uma rede de links internos utilizada para melhorar o ranqueamento deste site, uma vez que os mecanismos de pesquisa enxergam as páginas como uma só, tornando-a mais consistente do que várias páginas separadas;
  • Campanhas de co-marketing: assim como no primeiro tópico, o objetivo é fortalecer ambos os domínios, publicando materiais em parceria com outras marcas ou ações de crossmedia.

Esses são exemplos de ações off-page que uma marca pode utilizar para obter ainda mais sucesso e eficácia. Algumas boas práticas recomendadas são:

  • Palavras-chave de cauda longa: são termos mais específicos que costumam ter um volume de pesquisa mais baixo, o que gera menos concorrência. Por mais que palavras-chave com alto volume de buscas sejam atraentes, é interessante focar em palavras com menor concorrência para ranquear melhor nas pesquisas;
  • Análise de dados do Google Analytics: observar os dados gerados pela plataforma e adequar o conteúdo com base nesses dados;
  • CTAs: as chamadas para ação sempre fazem diferença e são ótimas ferramentas para diferenciar uma campanha;
  • Observar a concorrência: é possível descobrir termos relevantes com os quais a página pode se destacar melhor que suas concorrentes, essa observação deve ser feita tanto em links patrocinados quanto em tráfego orgânico;
  • Manter o foco no usuário: as estratégias de SEO apenas fazem sentido se tiver o usuário final, o consumidor, como foco principal. Afinal, tanto a página quanto o produto existem para resolver uma dor ou desejo que ele tem.

Assim como existem boas práticas de SEO, também existem técnicas não recomendadas. Conhecidas como black hat (chapéu preto, em tradução livre), essas técnicas buscam repetir palavras-chave, títulos e outras palavras que não têm relação com o conteúdo. Essas técnicas são duvidosas e buscam burlar os algoritmos dos mecanismos de pesquisa, o que as torna prejudiciais para o site e geram desconfiança por parte dos leitores.

Um bom conjunto site mais artigo é uma peça essencial da estratégia de marketing de um produto ou página, ele deverá ser criado pensando no valor que agregará ao público, a venda é uma consequência de um conteúdo bem escrito. O marketing de conteúdo, se bem utilizado, é capaz de atrair clientes e criar confiança com o público. Entenda mais sobre como criar sites de vendas neste artigo. 

Nós, da Boreal Marketing, prezamos muito pela informação que o nosso público receberá e por isso criamos conteúdos pensando em ajudá-lo a fazer o seu negócio prosperar com conteúdos ricos e bem direcionados. Se você quiser a nossa ajuda para aplicar essas técnicas em seu negócio, chame a gente para conversar!

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Luan Sousa Rodrigues

Especialista em Business School pela FAE. Perito em marketing, publicidade e vendas. Gestor de tráfego graduado pelo Google Partners e Facebook Partners. Analista de dados. Analista de comportamento humano e consumo.

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