ASSESSORIA DE IMPRENSA E RELAÇÕES PÚBLICAS

Por Luan Sousa Rodrigues | 04/08/2021 | 12º Passo do Marketing.

Apesar de ser um termo pouco conhecido no dia-a-dia da maioria da população, a assessoria de imprensa e as relações públicas são uma parte importante das empresas. Elas são as responsáveis por comunicar e criar relacionamentos com o público e com os canais de mídia, sejam eles on-line ou off-line. Neste artigo, você compreenderá o que é assessoria de imprensa, relações públicas e qual a função de cada uma delas na construção da imagem de uma marca.

Qual a diferença entre publicidade e propaganda?

Antes de compreender o que é assessoria de imprensa e relações públicas, é necessário entender a diferença entre publicidade e propaganda. Apesar de serem entendidas pela maior parte da população como uma coisa só, elas têm distinções entre si.

A publicidade pode ser definida como a criação e divulgação de materiais voltados à comunicação comercial, com ou sem fins lucrativos. Em sua essência, o termo significa “tornar algo público” e direcioná-lo para a sua persona ideal. Em contrapartida, a propaganda tem por ideal divulgar ideias com o intuito de influenciar comportamentos, essas ideias podem ser de qualquer cunho, inclusive o comercial. Outro grande diferencial entre elas é o tipo de veiculação, enquanto a publicidade é proposital e utiliza meios comerciais para isso, a propaganda tem como principal canal a divulgação gratuita e espontânea.

O que é assessoria de imprensa?

Construir uma marca é muito mais do que definir o produto e escolher o logo que a estampará, existem diversas etapas do início do processo até a marca finalmente se tornar reconhecível pelo público. Você pode conferir nossos artigos sobre esses processos em nosso blog. A assessoria de imprensa faz parte desses processos e é a responsável pela comunicação da marca com jornais, rádio, tv e internet, ou seja, a mídia. Ela tem por objetivo estar em contato e criar um relacionamento com esses canais de mídia e, através dessa relação, comunicar suas mensagens, seus valores, sua história e quaisquer outras informações necessárias ou requisitadas pelos meios de comunicação.

Assessoria de imprensa e relações públicas

A assessoria de imprensa pode ser composta por um profissional – o porta-voz, cujo trabalho muitas vezes é o de abrir o caminho até os jornalistas – ou até mesmo por uma equipe de especialistas, e será essa equipe a responsável por controlar a quantidade e a qualidade das informações entregues à mídia. Por exemplo: uma marca quer abrir o seu capital para investimentos e convoca uma coletiva de imprensa para informar essa abertura no meio jornalístico. Um porta-voz ou a equipe responsável conversará com repórteres, editores e profissionais dos meios de comunicação e informará os próximos passos dessa abertura, o que refletirá, posteriormente, em reportagens e materiais jornalísticos veiculados pelos portais e canais que participaram dessa coletiva de imprensa.

Essa comunicação é boa para a marca e para o meio jornalístico, a primeira acaba sendo propagada e tem seu nome e suas ações noticiadas na mídia enquanto a segunda obtém conteúdo relevante para noticiar em seus canais. Esse relacionamento, quando bem executado, é proveitoso para todos os lados, e é importante que a assessoria de imprensa trabalhe com a mídia, isso promove a marca e gera confiança do meio jornalístico e, consequentemente, com o público geral.

O que faz o departamento de Relações Públicas?

As relações públicas, assim como a assessoria de imprensa, são responsáveis por comunicar mensagens e informações de uma empresa, porém o objetivo desta é conversar com o público geral. Será o departamento de relações públicas que definirá e construirá um relacionamento com o público e, através de todos os canais com os quais trabalhe, construirá uma comunicação coerente e assertiva que informará ao público quem a marca é. Quando se trata de público, podemos definir: clientes, funcionários, governo, investidores, fornecedores e qualquer pessoa ou entidade com a qual a marca se comunique.

Os objetivos do departamento de relações públicas devem estar alinhados com a missão, a visão e os valores da empresa. Tudo deve estar coerentemente interligado para que todas as áreas da companhia soem como uma só voz para seu público. O profissional (ou departamento) de relações públicas é a pessoa que será a cara da empresa, normalmente é o CEO (quando os donos não gostam ou não querem aparecer, contratam esse profissional). Em grandes companhias, esses profissionais são responsáveis por levar o nome da empresa para vários lugares ao mesmo tempo.
O departamento de relações públicas sempre trabalhará com o objetivo de manter a transparência da companhia e construir, junto ao público, um relacionamento duradouro e confiável.

Assessoria de imprensa e Relações públicas

Agora que temos os panoramas de ambas as áreas definidos, podemos entender que as duas trabalham juntas e com o mesmo objetivo: elas são as responsáveis por criar e manter a imagem da marca diante dos seus diversos públicos, gerar identificação e criar relacionamentos duradouros com esses públicos e, acima de tudo, manter a coerência entre os objetivos da marca e sua imagem pública. Não adianta uma marca criar o melhor produto e não ser conhecida, como também não é produtivo construir toda uma imagem de mercado e não oferecer um produto à altura, e os setores de assessoria de imprensa e de relações públicas são os responsáveis por manter essa coerência.

Se você precisa criar uma marca ou está em processo de criação e precisa de auxílio para alcançar os melhores resultados, converse conosco. Eu e minha equipe conhecemos bem o mercado e podemos te ajudar no seu trabalho. Agende uma conversa com nossa equipe e entenda como alcançar os melhores resultados!

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Luan Sousa Rodrigues

Especialista em Business School pela FAE. Perito em marketing, publicidade e vendas. Gestor de tráfego graduado pelo Google Partners e Facebook Partners. Analista de dados. Analista de comportamento humano e consumo.

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