O que é marketing de relacionamento?

Por Luan Sousa Rodrigues | 04/08/2021 | 15º Passo do Marketing.

Dentre todas as relações de mercado, a relação da marca com o cliente é uma das mais importantes. Criar relações com os clientes permite que uma marca se torne autoridade no mercado e faz com que seus clientes se tornem seus defensores. As estratégias de marketing de relacionamento são, em resumo, o conjunto de ações tomadas para criar e manter um relacionamento com clientes novos e antigos, além de estabelecer uma proximidade destes e a fidelização dos mesmos. Neste artigo, veremos o que é marketing de relacionamento e as vantagens que essa estratégia traz às marcas que a aplicam.

Para que serve o Marketing de Relacionamento?

O marketing de relacionamento é uma das estratégias que visa criar e manter uma relação com pessoas que já são seus clientes em busca de agregar valor e imagem para a marca. As estratégias de marketing de relacionamento também são capazes de transformar os clientes em fãs que propagam a marca e auxiliam no crescimento da mesma. Esse relacionamento propicia uma boa construção e disseminação da marca, a fidelização da clientela, a criação de autoridade de mercado e ainda faz com que os clientes se tornem defensores da marca.

Alguns exemplos práticos de marketing de relacionamento que podemos observar são: quando um cliente compra algo em uma loja e, no seu aniversário, a loja manda uma mensagem para ele parabenizando-o. Ou quando um proprietário de um carro faz revisão em determinada concessionária e, ao chegar próximo da data da revisão do cliente, ela envia uma mensagem ou e-mail para o mesmo informando-o que está próxima a revisão de seu veículo. Essas são ações simples que, mesmo que sejam automatizadas, fazem com que o cliente sinta uma sensação de familiaridade e cuidado da marca para com ele.

O que é marketing de relacionamento? Imagem mostra um casal conversando com uma vendedora em uma concessionária.
Essa sensação de familiaridade causada pelo marketing de relacionamento faz com que o cliente se sinta bem, acolhido e que, de fato, a marca o conhece e se preocupa com ele. Isso faz com que ele mesmo propague, voluntariamente, essas boas sensações que sente ao falar da marca para outras pessoas, e isso cria uma cascata de clientes satisfeitos que propagam para outros que também se tornam clientes satisfeitos, o que gera um aumento nas vendas e, consequentemente, o crescimento da empresa.

Criando bons relacionamentos com clientes

Uma pessoa agradável é sempre bem vista por seus amigos e sempre bem recebida em qualquer ambiente no qual se encontra, isso também se aplica às marcas. Uma marca que trata bem os seus clientes – não apenas na hora da venda, mas desde o primeiro contato até o pós-venda – terá clientes satisfeitos e, se aplicar bem os conceitos de marketing de relacionamento, os tornará seus fãs. Para criar bons relacionamentos, uma empresa deve conhecer bem os seus clientes, identificá-los e criar um banco de dados para guardar essas informações, atualizando-as sempre que necessário para tornar o trabalho da equipe de marketing mais assertivo. Caso a empresa decida automatizar esse processo, como vimos ser possível no artigo Inteligência artificial e automação, o banco de dados também será essencial para um bom funcionamento da estratégia e, de ambas as formas, facilitará o trabalho da equipe responsável.

Se uma empresa não conhece bem os seus clientes ou não tem um banco de dados com informações relevantes e assertivas, poderá cometer erros ao tentar implementar estratégias de marketing de relacionamento mal planejadas. Imagine que uma loja de camisas esportivas receba um cliente que torce para o Real Madrid, faz a venda de um uniforme do time para ele e deixa seus registros no banco de dados. Alguns meses depois essa mesma loja faz uma promoção de camisetas do Manchester United, seria um erro grave se essa promoção fosse enviada para o cliente torcedor do Real Madrid. Essa é a importância de conhecer bem os clientes e manter suas informações atualizadas, quando houver uma promoção de itens relativos ao time que o cliente torce, a loja poderá enviar o informativo correto para ele.

Além do exemplo citado acima, existem diversas outras maneiras de se construir um relacionamento com o cliente: enviar mensagens em datas comemorativas, realizar pesquisas de satisfação, executar planos de fidelidade, entre outros. O ponto mais importante é que, independente da forma, é ideal construir um relacionamento duradouro que busque não apenas vender, mas construir uma imagem de familiaridade com os clientes.

Um rapaz conversa e aperta as mãos de uma vendedora.

Os benefícios do Marketing de relacionamento

Construir relacionamentos com clientes não é benéfico apenas para conquistar clientes, existem também outros pontos importantes que essa estratégia pode trazer para uma marca. Com o bom uso dessa estratégia, é possível:

  • Aumentar o tempo de permanência do cliente

Empresas que trabalham com assinatura sabem que quanto mais tempo o cliente permanece na sua base, melhor será para o seu caixa. Não apenas para obter lucro, mas sim para compensar o valor que foi investido em ferramentas para conquistar o cliente.

  • Aumentar os efeitos das campanhas de marketing e anúncios

Se uma marca tem uma boa base de clientes fidelizados com os quais mantém um relacionamento, esses clientes potencializarão os efeitos de suas campanhas de marketing. Quando alguém vê um anúncio e um amigo ou familiar que conhece a marca confirma a qualidade de seus produtos, sua confiança também aumenta. É automático, o ser humano tende a confiar mais em um produto quando outra pessoa que ele conhece confirma que o produto é bom.

  • Tornar assertivas as comunicações de todos os setores da empresa

Quando uma marca utiliza bem o marketing de relacionamento, suas comunicações tendem a ficar mais assertivas, pois ao mesmo tempo que busca conhecer seus clientes, mantém uma coerência em todos os diversos setores da empresa que buscam, em conjunto, levar a melhor experiência para o cliente final.

Relacionamentos de sucesso

Para construir boas relações com clientes, uma marca precisa implementar bem suas estratégias e permanecer em constante atualização. Com isso, é possível personalizar e segmentar bem suas campanhas para o público correto, mantendo uma assertividade acima da média e, consequentemente, conquistando ainda mais os seus clientes. Essa assertividade deve ser mantida em todos os canais de comunicação com o cliente; independentemente de quais canais a empresa faça uso, todos eles devem falar a mesma língua.

Nesse artigo, vimos que construir boas relações com nossos clientes trazem benefícios em diversas áreas para ambos os envolvidos. Aqui na Boreal, nós podemos te ajudar a desenvolver estratégias que trarão resultados e criarão bons relacionamentos entre sua marca e sua clientela. Converse com um de nossos especialistas e veja como tornar sua marca ainda mais forte.

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Luan Sousa Rodrigues

Especialista em Business School pela FAE. Perito em marketing, publicidade e vendas. Gestor de tráfego graduado pelo Google Partners e Facebook Partners. Analista de dados. Analista de comportamento humano e consumo.

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