O que é endomarketing?

Por Luan Sousa Rodrigues | 04/08/2021 | 16º Passo do Marketing.

Desenvolver boas relações com os clientes é algo muito importante para construir a imagem de uma empresa, e o mesmo se aplica para os relacionamentos com os colaboradores. O endomarketing é um conjunto de estratégias que visa desenvolver um bom ambiente de trabalho para toda a equipe de colaboradores de uma empresa. Quando uma marca cuida bem de seus colaboradores, eles se tornam divulgadores que endossam a imagem da marca para o público, o que cria fidelidade com a empresa e também credibilidade para com os clientes. Neste artigo, você entenderá o que é o endomarketing e as vantagens que essas estratégias trazem para a empresa, além de conhecer casos de sucesso que exemplificarão como a utilização dessas estratégias podem ser benéficas.

Como funciona o endomarketing?

Muitas empresas acreditam que marketing é uma estratégia que deve ser usada exclusivamente para o público externo, em busca de atrair clientes e realizar vendas. Contudo, o marketing é muito mais que isso. Marketing também deve ser utilizado para o público interno, em busca de mantê-los por maior tempo na empresa e desenvolver talentos que agreguem valor para a marca e gerem crescimento. Hoje em dia, muitas empresas já entenderam o valor do endomarketing e aplicam essas estratégias para gerar fidelidade, crescimento e valorização de seus colaboradores.

Para desenvolver boas estratégias de endomarketing, é necessário que a equipe de marketing e o RH trabalhem em sintonia e estejam bem alinhados com o objetivo de investir em capital humano e desenvolver boas relações com os funcionários, criando ambientes agradáveis onde o colaborador se sinta valorizado. O departamento de recursos humanos é um setor essencial na composição das estratégias de endomarketing, é através dele que o setor de marketing pode obter as informações necessárias para direcionar as campanhas que serão adotadas para gerar a aproximação entre empresa e colaborador.

É muito importante traçar estratégias que façam sentido para a marca e que gerem engajamento entre as equipes, isso tornará a equipe interna em defensores da marca da mesma forma que o Marketing de Relacionamento gera engajamento com o público externo. Colaboradores felizes permanecem mais tempo, desenvolvem seus talentos junto com a empresa e se tornam fãs que trarão outros talentos e clientes para a companhia.

O que é endomarketing? Mulher faz uma apresentação para os seus colegas de trabalho.

Os benefícios das estratégias de endomarketing

Traçar estratégias de endomarketing propicia diversos benefícios para uma empresa, entre todos eles podemos citar:

  • Integração entre todos os setores da empresa e construção de uma linguagem comum em todas elas;
  • Colaboradores motivados e engajados com o trabalho;
  • Ambientes de valorização;
  • Desenvolvimento do capital humano interno;
  • Alinhamento de metas e objetivos;
  • Equipes qualificadas;
  • Qualidade na execução de objetivos;
  • Produtividade;
  • Planejamento e estruturação da empresa a longo prazo.

De todas as formas, o endomarketing pode auxiliar no desenvolvimento do colaborador ao mesmo tempo que a empresa se desenvolve, possibilitando um ambiente onde ambos crescem e alcançam seus objetivos. Definir estratégias que integram as pessoas que compõem todos os setores da empresa fortalece a marca como um todo, bem como cada indivíduo. Colaboradores fortes, satisfeitos e engajados fazem uma empresa forte.

Ações de endomarketing para criar ambientes produtivos e colaborativos

Desenvolver estratégias de endomarketing demanda investimentos em estudos e pesquisas dentro e fora da empresa, é através desse investimento em tempo e dedicação que o departamento responsável criará as diretrizes para suas estratégias. Citamos abaixo alguns exemplos para que você possa desenvolver ações que motivam seus colaboradores:

  • Ações de interação: colaboradores que interagem bem em ambientes formais e informais dentro da companhia são capazes de, através dessa diversidade de pensamento, aprender e colaborar uns com os outros em busca do crescimento pessoal e profissional de todos os envolvidos;
  • Ambientes agradáveis: os departamentos responsáveis pelas estratégias de endomarketing podem desenvolver ações e modificações nos ambientes para que eles se tornem agradáveis. Isso vai desde a identidade visual presente nos ambientes de colaboração e trabalho como a criação e decoração de ambientes receptivos;
  • Programas de bem-estar: colaboradores que se sentem bem no ambiente de trabalho tendem a produzir de forma mais eficaz. É importante promover ações que mantenham a produção e a eficiência em alcançar metas, porém sempre com o bem-estar dos colaboradores em foco;
  • Políticas de benefícios: premiar colaboradores por suas realizações é uma forma de reconhecer o esforço dos colaboradores e motivá-los a engajar ainda mais com os objetivos da companhia;
  • Cultura inovadora: abraçar o progresso e manter uma cultura de inovação motiva e engaja as equipes no desenvolvimento da companhia;
  • Capacitações: colaboradores que encontram ferramentas para desenvolvimento pessoal e profissional dentro da empresa onde trabalham tendem a permanecer fiéis à empresa e desenvolver sua carreira dentro dela, o que é benéfico tanto para o colaborador quanto para a companhia;
  • Comemorações de resultados: ao atingir metas estabelecidas, é importante fornecer feedbacks positivos e comemorar o resultado. Isso demonstra a importância de cada ação estabelecida e valoriza a capacidade da equipe em alcançar os seus objetivos.

O que é endomarketing? Três pessoas posam para uma foto, os três são colegas de trabalho.

Casos de sucesso

Logo Golden Cross - uma cruz dourada sobre o nome da marca.

  • Golden Cross

Uma das empresas pioneiras de planos de saúde do Brasil, a Golden Cross promoveu uma das melhores ações de endomarketing conhecidas. Ao construir um plano de recompensas, motivou sua equipe comercial a perseguir um melhor desempenho e dedicação ao trabalho. A premiação consistia em eletrodomésticos, valores em dinheiro e cheques que poderiam ser utilizados em reforma ou compra da casa própria. Como esperado, o resultado foi um maior engajamento e empenho por parte da equipe e, consequentemente, o crescimento das vendas.

Logo Toyota

  • Toyota

Uma das maiores e mais valorizadas empresas de automóveis do mercado, a Toyota trabalha seu endomarketing com bastante eficiência, seu caso de sucesso não está apenas em uma história, mas engloba a cultura da empresa como um todo. A companhia é conhecida por treinar os seus funcionários pelo tempo necessário para que eles compreendam e reproduzam o posicionamento e os valores que definem a marca desde a sua criação. O resultado não poderia ser diferente, o colaborador é valorizado, se sente satisfeito e contribui ativamente para o crescimento da marca enquanto desenvolve sua carreira.

Logo Netflix

  • Netflix

A maior plataforma de streaming de vídeos do mundo não poderia ficar de fora. A companhia é conhecida por desenvolver uma cultura onde seus funcionários são inspirados a ter autonomia para tomar decisões que envolvem o bem da marca. Todos os seus escritórios são personalizados com referências às produções, desde a mobília até a decoração, fazendo com que os colaboradores vivenciem aquilo com o que trabalham e estejam inseridos no ambiente de desenvolvimento da empresa.

Em todos os exemplos, podemos compreender que o endomarketing consiste em estratégias de valorização dos seus colaboradores e faz com que os mesmos se sintam parte essencial da companhia onde trabalham.

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Luan Sousa Rodrigues

Especialista em Business School pela FAE. Perito em marketing, publicidade e vendas. Gestor de tráfego graduado pelo Google Partners e Facebook Partners. Analista de dados. Analista de comportamento humano e consumo.

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