Inteligência Artificial e automação

Por Luan Sousa Rodrigues | 04/08/2021 | 9º Passo do Marketing.

Nos dias atuais, a discussão sobre inteligência artificial e automação de processos tem sido muito presente. Empresas, companhias, grandes conglomerados de tecnologia e todo tipo de startups têm investido em peso nesses temas e, sem muito esforço, podemos encontrar exemplos de sistemas automatizados e de inteligências artificiais sendo utilizados em seu dia-a-dia. Sem dúvida, inteligência artificial e automação são ferramentas que vieram para ficar, sua evolução constante nos prova que elas são a tecnologia do presente e do futuro. Apesar da aparência futurista do tema, automatizar processos e utilizar a inteligência artificial em uma empresa não é um “bicho de sete cabeças” e, neste artigo, você conhecerá o processo de automação e os seus benefícios.

O que é inteligência artificial?

Quando pensamos em inteligência artificial, a primeira coisa que pode vir às nossas mentes são robôs e a rebelião das máquinas. No imaginário popular, alimentado por filmes, séries, livros e todo tipo de obra artística que retrata inteligências artificias, é muito comum que personagens como Ultron, do filme Vingadores, ou o Exterminador do futuro sejam associados ao termo. Entretanto, as inteligências artificiais da atualidade são bem menos humanizadas, menos complexas e, as utilizadas nos processos de automação, não são nada destrutivas como os filmes as retratam.

Em resumo, inteligências artificiais são algoritmos de computador criados para executar funções baseadas em determinados comportamentos com velocidade e eficiência muito maiores do que se fossem executadas por humanos. Antigamente, computadores eram salas cheias de pessoas fazendo cálculos manuais, e funções que necessitam de uma grande capacidade de computação levavam muito tempo para serem concluídas. Com a inteligência artificial, esses processos se tornam muito mais rápidos e eficazes, além de utilizarem apenas máquinas e energia elétrica para realizarem suas tarefas.

Existem inteligências artificiais programadas para responder e-mails e mensagens em aplicativos de conversa (os chatbots), para automatizar envios de e-mails para bases de clientes, especializadas em analisar dados e segmentar usuários por categorias, enfim, os exemplos são infinitos. O importante é entender que essas inteligências são, em sua essência, programas criados para facilitar a interação e otimizar tarefas.

 

Imagem de um chatbot representando Inteligência artificial e automação

O que é automação processual?

Agora que entendemos o que são as inteligências artificiais, podemos aprender a automatizar processos e facilitar o trabalho em nossas empresas. Imagine um portal de notícias que precisa enviar, via e-mail, um resumo semanal das notícias mais relevantes todas as sextas-feiras. Para cumprir essa função, contratam pessoas que vão escolher as matérias, escrever os e-mails, selecionar os destinatários na base de dados, enviar os e-mails, ler todas as respostas que venham a receber e responder a cada uma delas individualmente.
Com a automação processual, uma inteligência artificial é capaz de realizar todas essas tarefas com base em um algoritmo, tarefas essas que levariam a semana toda e várias pessoas empenhadas, cada um em uma função, agora podem ser realizadas por apenas um computador programado para tal. Além disso, uma inteligência artificial poderá observar a taxa de abertura desses e-mails, o horário que os destinatários costumam abrir e medir, através desses e outros dados, o sucesso das campanhas que o portal de notícias do nosso exemplo criou. Você pode ler mais sobre esse assunto no artigo Análise de dados e otimização.

 

 

Esquema de automação de e-mails

Os benefícios da automação

É perceptível que, com a utilização correta da automação, uma empresa pode trabalhar com muito mais eficiência e realocar os recursos humanos para outras áreas e desenvolver, ainda mais, processos que são realmente úteis para o crescimento da companhia. Pessoas que antes estavam executando funções repetitivas e que tomavam muito tempo, agora podem desenvolver seu conhecimento e gerenciar esses processos, utilizando a inteligência artificial em seu favor e em favor da empresa.

A redução do tempo e da carga também é uma das vantagens, os processos que antes levavam dias para serem concluídos, podem ser realizados em pouco tempo por uma inteligência artificial. Com a automação das atividades lógicas, analíticas e cognitivas, o fator humano fica disponível para a parte criativa dos processos da companhia e para a gestão das inteligências artificiais que agora trabalham em conjunto com ele.

Outro fator muito importante a ser mencionado é a redução de erros, dos riscos e dos custos operacionais. Utilizar uma inteligência artificial diminui drasticamente o risco de erros e mantém os processos padronizados, gerando ainda mais segurança para a empresa e para os colaboradores. Logicamente, essa redução causa impacto nos custos da companhia, seja ela de produção ou de serviços, visto que, se uma empresa erra pouco, pouco gasta para repará-los.

 

 

Como automatizar os processos de uma empresa

Devido ao grande número de empresas de tecnologia investindo fortemente nesse mercado, automatizar uma empresa está cada vez mais acessível. Uma companhia pode contratar um especialista em automação e, através de um estudo aprofundado, investir nas ferramentas de automação necessárias e compatíveis com o seu produto ou serviço. No caso do nosso exemplo anterior, o jornal pode investir em softwares de automação de e-mail e para executar o envio semanal de resumo de notícias e outras funções inerentes do seu nicho de mercado.

Dentro dos processos de automação por inteligências artificiais, podemos destacar o leadscoring e o leadtracking. Ambos são, em suma, ferramentas desenvolvidas para tornar a automação ainda mais eficaz e, se configuradas corretamente, analisar, classificar e interagir com os leads da maneira correta e no tempo correto.

  • Leadtracking: tracking, do inglês, significa rastreamento. Logo, essa ferramenta rastreia por onde o usuário do site (o lead) passou e, através da inteligência artificial, monitora as ações que ele executou dentro do site.
  • Leadscoring: scoring, do inglês, significa pontuação. Essa ferramenta utiliza as informações obtidas através leadtracking, as interações do lead com o site, as ações que ele tomou em relação aos e-mails (se abriu, se clicou dentro do e-mail, se voltou ao site, se baixou algum conteúdo, etc.) e pontua cada ação para qualificar esse lead. Essa pontuação será utilizada para classificar o lead e definir em qual estágio do funil de vendas ele se encontra, como também qual ação tomar em relação a esse lead.

Os exemplos e aplicações são praticamente infinitos e, com a assessoria certa, qualquer empresa pode utilizar a inteligência artificial e automatizar os seus processos em busca da melhoria e evolução do seu negócio.

Ficou interessado em conhecer essas e outras ferramentas que podem alavancar o seu negócio e torná-lo ainda mais lucrativo? Conheça a Boreal Marketing! Nossa equipe está de prontidão para te auxiliar a desenvolver os seus processos e crescer ainda mais. Entre em contato conosco e entenda como melhorar ainda mais a sua empresa!

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Luan Sousa Rodrigues

Especialista em Business School pela FAE. Perito em marketing, publicidade e vendas. Gestor de tráfego graduado pelo Google Partners e Facebook Partners. Analista de dados. Analista de comportamento humano e consumo.

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