Análise de dados e otimização

Por Luan Sousa Rodrigues | 04/08/2021 | 17º Passo do Marketing.

A métrica mais importante para que qualquer empresa tenha sucesso em seus empreendimentos são os dados que ela obtém ao longo de um certo período. Para medir esses dados, é de extrema importância que haja uma gestão consciente que utiliza corretamente todas as ferramentas disponíveis em busca do sucesso. É muito importante que esses dados sejam registrados e armazenados de forma correta para, no momento oportuno, fazer a análise e otimizar cada aspecto para extrair o máximo de desempenho da companhia. Neste artigo, você entenderá como funciona a análise de dados, o que é growth hacking e a como a otimização pode fazer o seu negócio crescer e se tornar um sucesso cada vez maior.

A análise de dados

Um registro de dados eficiente e detalhado é importante em todo o planejamento de marketing, apenas com um registro eficaz é possível avaliar o que deu certo e o que não deu. Se você não guarda um registro de todas as informações coletadas em todas as etapas do seu negócio, é improvável que conseguirá otimizar os processos da sua empresa. Essa otimização garantirá que sua companhia gaste o mínimo possível e obtenha o máximo de lucro em cada etapa de cada processo que forma a sua empresa.

Aqui, é importante enfatizar que, desde o CRM até as os relatórios das ferramentas de tração, todos os dados coletados serão relevantes para uma análise efetiva. Imagine a seguinte situação: você montou o seu negócio e toda a sua estrutura, começa a vender o seu produto e investe em anúncios no Google para geração de leads. Cada lead gerado tem um custo, independente da modalidade. Se você não souber o custo dessa geração e o gasto que tem com cada etapa do processo, pode estar perdendo dinheiro e não ter ciência disso. Somente com uma boa análise você poderá fazer os cálculos corretos e precificar o seu produto da melhor maneira para que não leve prejuízo.

Análise de dados e otimização - Gráfico de barras

Como fazer uma análise de dados da maneira correta?

O primeiro passo para uma análise bem-sucedida é reunir todos os dados disponíveis e relevantes para a companhia. Você deverá observar tudo o que foi feito, aqui é importante incluir o custo por geração de leads, manutenção do site, investimentos em mídia paga e anúncios. Daí em diante, o próximo passo é observar o que deu certo e o que não deu.

Vamos exemplificar: você fez uma campanha onde utilizou uma imagem que continha um animal e outra que continha apenas fotos de pessoas. A depender do viés do seu negócio, a campanha com o animalzinho fez mais sucesso e obteve uma taxa de cliques maior do que a campanha com fotos de pessoas. O primeiro impulso é acreditar que a campanha com o animalzinho foi melhor, certo? Pode até ser que sim, mas somente uma análise bem estruturada te mostrará se os cliques na imagem do animal foram até o fechamento da venda. Se, por qualquer motivo, o número de cliques na segunda imagem foi menor do que na primeira, mas converteu mais cliques em vendas, a imagem com pessoas obteve um sucesso maior.

Essa é a importância de fazer análises constantemente! Você só entenderá qual campanha, qual imagem, qual texto, qual legenda e qualquer outra variável dessa equação converte mais vendas se analisar cada parâmetro do jeito certo. Esse é um ótimo exemplo de teste A/B, e otimizar o seu negócio é realizar testes A/B com a frequência necessária para fazê-lo estar sempre em crescimento. Para entender melhor sobre testes A/B, leia o nosso artigo Como criar sites de vendas.

Pessoas comemoram o sucesso alcançado na empresa em que trabalham.

Growth Hacking

O criador do termo Growth Hacking, Sean Ellis, define o termo como marketing orientado a experimentos. Growth significa crescimento e o termo define uma estratégia que visa acelerar o crescimento de uma empresa fazendo experimentos constantemente com foco em tornar os processos cada vez mais lucrativos com o custo mais baixo possível. No exemplo do parágrafo anterior, pudemos perceber que é necessário fazer testes constantes para melhorar cada vez mais a performance do negócio. A estratégia do growth hacking visa exatamente isso: implementar experimentação constante, em todas as etapas possíveis e verificar sempre qual delas é a melhor.

Assim você pode fazer campanhas diferentes, utilizar textos, imagens, legendas diferentes, abordagens diferentes no momento da venda, enfim, todas as etapas, desde a entrada do cliente até o fechamento, podem ter duas versões a cada teste para verificar qual delas funciona melhor. O objetivo de todos esses testes é encontrar oportunidades que proporcionem um crescimento rápido para a empresa, desde o número de clientes atendidos, passando pelo número de vendas realizadas até o faturamento total da companhia.

Nessa estratégia, o importante é sempre inovar e utilizar a criatividade para elaborar hipóteses, validar com a equipe e executar os testes para descobrir as brechas que farão o negócio crescer de forma acelerada e prática. Bem diferente de algumas abordagens tradicionais que visam manter uma mesma estratégia de vendas esperando que o cliente se adeque a ela, aqui é a empresa que se adequa para conseguir cada vez mais clientes e obter sucesso no maior número de atendimentos.

BI – Bussiness intelligence

Você pode se perguntar: onde vou conseguir tantos dados e onde vou guardá-los de forma prática para que sejam de fácil leitura? Bem, desde que os computadores se tornaram populares e baratos, vivemos na era da informação. Desde então, a capacidade computacional e a tecnologia aumentaram significativamente, e isso não seria diferente no mundo empresarial. O mundo se tornou um livro aberto, diversas informações disponíveis o tempo todo, dados de pessoas, seus gostos, seus hobbies, tudo ao alcance do mouse, mas o que fazer com tanta informação? O conceito de Business Intelligence surge junto com a evolução dos computadores e nos ensina que a informação é o “novo petróleo”: quanto mais informação e poder de processamento uma empresa tiver, mais poderosa ela será. 

Em nosso artigo sobre persona, eu explico como devemos observar o nosso cliente ideal e direcionar os produtos e comunicações de uma forma que o atraiam. O BI é a ferramenta e o conceito que te ajudarão a obter todas essas informações, analisar cada passo dos processos, melhorar o que pode ser melhorado e excluir o que não é útil. Dessa forma, sua empresa reduz o custo e maximiza os lucros em busca de manter um crescimento cada vez mais acelerado. Quanto mais sua empresa utilizar as informações e os dados obtidos de todos os clientes e otimizar os processos para evitar perdas, maior será o lucro e mais rápido será o crescimento dela, o que evita prejuízos significativos.
O business intelligence também te proporcionará entender o que acontece de ponta-a-ponta no seu negócio, obtendo informações que te auxiliarão a adequar cada vez mais os processos.

Imagem retrata o caminho que o cliente passa dentro da empresa, desde a chegada até o pós-vendas., o que é muito útil para uma análise de dados e otimização do negócio.

Observando a imagem acima é possível notar que é importante criar e analisar o registro macro de seus clientes, desde o início do contato até o lifetime value (todo o dinheiro que ele destinou à sua empresa em todo o tempo que permaneceu como cliente). Claro que você não fará isso cliente por cliente, isso seria extremamente difícil e contraproducente. O ideal é contar com softwares e ferramentas que te auxiliem nessa análise e permitam uma melhor otimização para cada aspecto da sua empresa.

Espero que você consiga compreender melhor o que é análise de dados e como utilizá-la para otimizar seu negócio. A Boreal Marketing tem uma equipe preparada para te ajudar, desde o planejamento até a análise, implementando melhorias que vão acelerar o seu crescimento e trazer resultados! Converse com nossa equipe e entenda como podemos te auxiliar a alavancar a sua empresa!

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Luan Sousa Rodrigues

Especialista em Business School pela FAE. Perito em marketing, publicidade e vendas. Gestor de tráfego graduado pelo Google Partners e Facebook Partners. Analista de dados. Analista de comportamento humano e consumo.

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