Planejamento de Marketing

Por Luan Sousa Rodrigues | 04/08/2021 | 1º Passo do Marketing.

Você já deve ter ouvido falar de planejamento de marketing alguma vez em sua vida, mas apesar de ser um termo bastante conhecido no meio empresarial, muita gente ainda não sabe como desenvolver um bom planejamento e como aplicá-lo corretamente em suas empresas. Neste artigo, você aprenderá como fazer um planejamento de marketing e como executá-lo de forma eficiente para alcançar o resultado desejado em seus negócios.

 

A importância do planejamento de marketing

Planejar as coisas que faremos no futuro costuma garantir uma execução tranquila e sem surpresas, e no meio empresarial não é diferente. Todos os passos que uma empresa dará devem ser estritamente planejados para que a mesma consiga obter sucesso no mercado. O termo marketing vem do inglês e significa, em tradução literal, mercado. Um planejamento de marketing nada mais é do que um planejamento de mercado, e esse planejamento é essencial para qualquer empresa, desde empresas tradicionais que já têm uma história até empresas que estão começando e precisam de um direcionamento. Além disso, um bom planejamento de marketing é capaz de definir e guiar a gestão – e o gestor – em um caminho que poderá trazer sucesso para a companhia. O planejamento de marketing poderá ser feito antes da fundação da empresa e de sua abertura ao púbico, mas também poderá ser feito previamente, por períodos como trimestre, semestre ou anual.

Homem analisando seu planejamento em uma parede

Os passos do planejamento de marketing

A construção de um bom planejamento de marketing demanda atenção e requer algum conhecimento de mercado, mas é bastante simples de entender e, com dedicação e um estudo adequado, pode trazer excelentes resultados. Para ficar bem claro, explicarei os passos do planejamento abaixo:

1. Planejamento estratégico

Esse é o passo no qual serão definidos os objetivos da companhia e quais as estratégias utilizadas para alcançá-los. Definir uma estratégia de negócio é indispensável para quem quer obter sucesso em sua gestão e, consequentemente, em sua empresa. Essa definição deverá ser feita em conjunto, envolvendo todos as partes diretamente ligadas à gestão da empresa ou ao produto e deverá definir todas as etapas seguintes.

2. Análise SWOT

A análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats – foças, fraquezas, oportunidades e ameaças) é uma autoanálise feita pelo CEO ou pela equipe de marketing da empresa em busca de compreender as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças presentes dentro e fora da companhia. Ela é uma das mais conhecidas ferramentas de planejamento e é raro encontrar um profissional que nunca tenha ouvido falar no conceito. Abaixo você verá o esquema SWOT.

Planejamento de marketing - Quadro de análise SWOT - Um quadrado dividido em quatro partes, o primeiro quadrante é o de forças, o segundo de fraquezas, o terceiro de oportunidades e o quarto é de ameaças. Essa análise é utilizada por gestores para entender melhor a empresa da qual fazem parte.

 

3. Persona

Para começar a vender um produto ou serviço, é essencial entender para quem você irá vendê-los. A persona é o seu cliente ideal, aquele perfil de comprador ideal que será o seu cliente. Ela deverá ser definida no planejamento para que todas as comunicações se desenvolvam para atingi-la com êxito. Você poderá compreender melhor sobre a persona no artigo Criação de Persona.

4. Identificar os benefícios dos produtos ou serviços

Não confunda benefícios com atributos. Atributos são qualidades técnicas que conferem aos produtos ou serviços as suas funções e capacidades, enquanto os benefícios são as vantagens ou realizações que o comprador obterá com esses produtos ou serviços. É importante que fique bem claro quais são esses benefícios, dessa forma, toda a comunicação poderá ser direcionada a esses benefícios, visto que eles chamarão muito mais a atenção do cliente do que apenas os atributos técnicos.

5. Identificar os problemas que serão resolvidos pelo produto ou serviço

Assim como na etapa anterior, é importante definir, no início do planejamento de marketing, quais as dores e os desejos que os produtos sanarão ou saciarão em seus clientes. Esse passo também contribuirá para uma comunicação assertiva na etapa do funil de vendas.

6. Matriz BCG

A matriz BCG é uma metodologia eficaz para análise de carteiras de serviços ou produtos de uma empresa. Através dela, você será capaz de entender quais funções seus serviços ou produtos desempenham em sua companhia e, com uma boa análise, entender quais ações você pode tomar em relação a eles.

Planejamento de marketing - Produto pão quente - Imagem de dois pães e ramos de trigo
Produtos com alta saída, porém pouca rentabilidade. Comparável ao pão quente da padaria que vende muito, mas não dá lucro. Contudo, o produto pão quente é indispensável, pois é ele que chama o cliente para dentro do seu estabelecimento e, com estratégias de cross seling ou up sell, será possível que o cliente compre outros produtos que tem uma melhor margem de lucro.

 

Planejamento de marketing - Produto vaca leiteira - Imagem mostra uma vaca no pasto
Produtos com alta saída e com alta rentabilidade. São produtos que dão lucro e vendem com bastante frequência.

 

Produto abacaxi - imagem de um abacaxi.
Produtos com pouca saída e baixa rentabilidade, porém indispensáveis em uma empresa. São aqueles produtos que, mesmo com poucas vendas, os clientes sentirão falta se eles não estiverem no catálogo.

 

Produto incógnita - Imagem de um ponto de interrogação.
Produtos com baixa popularidade e baixa rentabilidade. Se não for viável tirá-los do catálogo, é melhor avaliá-los com cuidado. Investir neles pode ser dinheiro jogado fora.

 

7. Análise da concorrência

Entender o seu lugar no mercado, suas forças/fraquezas e as forças/fraquezas de seus concorrentes pode ensinar muito. Aprenda com eles sobre quais ações são boas ou ruins e, principalmente, observe como pode se destacar no mercado a partir dessas informações.

8. Definir objetivos claros

No planejamento de marketing, objetivos claros são essenciais para o sucesso. Evite objetivos vagos e superficiais, tenha em mente sempre as metas do negócio e trabalhe para alcançá-las com êxito.

9. Definir os canais de comunicação

Além da persona, você precisa definir quais canais utilizará para alcançá-la. Esse tema é profundamente abordado no artigo Marketing 360, sugiro que você o leia para entender melhor o assunto.

10. Definir o orçamento

Como em todos os planejamentos de qualquer natureza, aqui o orçamento é algo de extrema importância. Tenha em mente que é importante definir não somente o teto de gastos, mas também quais os valores serão alocados em cada investimento. Separe cada categoria de orçamento, por exemplo: material, equipe, equipamentos, aluguel, marketing, etc. Defina cada valor e mantenha-se no orçamento, assim você evita gastos desnecessários e não desperdiça dinheiro e tempo.

11. Cronograma e metas

Como mencionei anteriormente, definir o tempo para que cada planejamento seja cumprido também é importante. Cada um dos objetivos deverá ser definido com uma agenda clara e eficaz. Você poderá definir metas para cada trimestre, semestre, ou ano, por exemplo. O importante é se ater a esse cronograma e fazer o possível para cumpri-lo.

Uma análise bem definida e bem executada é capaz de alavancar o seu negócio e trazer sucesso para a sua companhia. Além de todos os passos citados aqui, você também deve compreender que precisa manter tudo, absolutamente tudo o que envolve esse planejamento e sua execução coerentes com os valores e com o posicionamento da sua companhia. Sua marca deverá ser reconhecida como única em todos os lugares onde aparece, por todos os clientes e mesmo os não clientes. Seus valores e seu posicionamento de mercado deverão ser consistentes com toda a execução do planejamento. Você pode compreender melhor sobre isso no artigo “Como criar uma marca”.

Aqui na Boreal Marketing, temos a solução para você que busca uma equipe que te auxilie a criar o seu planejamento e executá-lo de forma que traga resultados. Nossa metodologia própria é o motor que pode te auxiliar a alcançar os seus objetivos. Afinal, somos mais que marketing, somos resultado! Converse com um de nossos especialistas agora mesmo e veja o que a Boreal pode fazer por sua empresa.

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Luan Sousa Rodrigues

Especialista em Business School pela FAE. Perito em marketing, publicidade e vendas. Gestor de tráfego graduado pelo Google Partners e Facebook Partners. Analista de dados. Analista de comportamento humano e consumo.

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